O clima e suas reviravoltas influenciam – e muito – na economia global, sabia? Pesquisa da Universidade de Stanford revelou

O clima e suas reviravoltas influenciam – e muito – na economia global, sabia? Pesquisa da Universidade de Stanford revelou
  •  

Que o mundo sofre – e muito – por conta de desigualdades sociais já sabemos, certo?

Mas você já parou para pensar que o aspecto climático também influencia neste processo?

Pois é. Influencia e não é pouco, viu?

Há tempos que os que estudam o impacto das temperaturas nas sociedades já vem indicando que a alta nos termômetros – consequência óbvia do aquecimento global – tem (e continuará tendo) impacto muito maior sobre as populações mais pobres e vulneráveis do mundo.

O que não se tinha muito claro é que mudanças climáticas – aquelas que acontecem, nem sempre de forma abrupta, mas, que, com o tempo vão mudando os contornos produtivos de uma região – são, de fato, determinantes para o declínio econômico de uma nação.

Em um trabalho publicado no periódico Proceedings of National Academy of Science é possível ver que, apesar de a desigualdade entre os países ter diminuído ao longo dos últimos 50 anos, há chances – reais – (em torno de 90%, segundo os cientistas) de o aquecimento global estar contribuindo para que a discrepância volte a aumentar.

Motivo? Ironicamente, as nações mais pobres do mundo estão ficando mais quentes. Em contraponto, aquelas que já são desenvolvidas estão se beneficiando das alterações climáticas e crescendo.

De acordo com Noah S. Diffenbaugh, da Universidade de Stanford, autor do estudo, não se trata de dizer que o aquecimento global criou a desigualdade, mas é possível afirmar que se trata – efetivamente – de um componente importante que dificulta o combate à mesma.

Um exemplo que se pode observar examinando a pesquisa é que muitos países pobres, além de não poderem fazer uso dos benefícios diretos dos combustíveis fósseis, também foram muito lesados pelo aquecimento provocado pelo consumo de energia dos países ricos.

Você já tinha parado para pensar nesta nuance da economia global?


[Fonte: Revista Superinteressante] 




Ultimas Notícias

Pesquisa revela que, dentre os oceanos do planeta, o Ártico é o que conta com maior diversidade de vírus

Postado por:

Você já parou para pensar na vida existente láááá embaixo, no fundo dos oceanos?

LEIA MAIS

Poluição pode afetar a fertilidade masculina! Estudo da USP revelou que homens brasileiros negligenciam a saúde e 48% deles jamais foram ao médico

Postado por:

Mais um motivo para que homens – definitivamente – adquiram o hábito de visitar o médico com frequência para saber a quantas anda a saúde. Pesquisas divulgadas pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) revelaram que a poluição e o consumo de drogas – como álcool, cocaína, anabolizantes e cigarros – afetam a fertilidade masculina.

LEIA MAIS

Nas profundezas dos oceanos existem inteligências consideradas como extraterrestres, sabia? São os polvos! Veja “como funcionam” esses gigantes dos mares

Postado por:

E então você consegue uns dias de folga no cotidiano corrido, resolve ir aproveitá-los à beira mar e...“nossa, que bela escolha eu fiz!”, você pensa.

LEIA MAIS

Filósofos e sociólogos fazem parte do DNA das nações do mundo. No Brasil, não é diferente, eles também ajudaram a construir nossa história

Postado por:

Sociologia: seu estudo, por definição, engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.