Síndrome de Burnout, consequência de estresse crônico no trabalho, é incluída pela OMS na Classificação Internacional de Doenças

Síndrome de Burnout, consequência de estresse crônico no trabalho, é incluída pela OMS na Classificação Internacional de Doenças
  •  

Síndrome de Burnout.

Já ouviu falar?

A alteração na saúde foi descrita como sendo uma "síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito" e caracterizada por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

Muito bem, no último dia 28, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista – a Classificação Internacional de Doenças (baseada em conclusões de especialistas do mundo todo e usada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde) – e incluiu o distúrbio no rol como sendo não uma doença, mas sim (como já te contamos acima) uma síndrome resultante de estresse crônico no trabalho.

Os estados membros da entidade adotaram a inclusão.

"É a primeira vez que o esgotamento profissional entra na classificação", anunciou o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) ficou pronta no ano passado, assim que a 72ª Assembleia Mundial da OMS foi aprovada. No entanto, só agora foi ratificada pelos estados membros e deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022.

Para que fique bem clara para você a dimensão da importância dessa lista, ratificando o que já te contamos, a Classificação constitui uma ferramenta em linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da Saúde ao redor do planeta.

Uma “mão na roda”, não?

Pois é.

O Burnout – incluído no capítulo “problemas associados” ao emprego ou desemprego – recebeu o código QD85.


[Fonte: G1 // Ciência e Saúde]




Ultimas Notícias

Pressão baixa: vale prestar (muita) atenção aos sintomas

Postado por:

E aí, de repente, o mundo começou a ficar embaçado, apareceram uns pontinhos pretos no seu raio de visão, veio um cansaço e a sensação de gelatina – prestes a desmoronar – tomou conta do seu corpo. Muita calma nessa hora, respira fundo, é a sua pressão caindo (ou já lá embaixo).

LEIA MAIS

Festa! Neste 19 de setembro celebramos o Dia Nacional do Teatro

Postado por:

Hoje, no Brasil, celebramos o Dia do Teatro!

LEIA MAIS

Síndrome do Pânico: saiba como ocorre o transtorno e quais os recursos para tratamento

Postado por:

Ataques de angústia e picos extremos de ansiedade provocados pela certeza de que algo muito ruim vai acontecer: eis as características da Síndrome do Pânico, nome mais corriqueiro do Transtorno do Pânico, um distúrbio mental que faz com que a pessoa – sem controle e, na maioria das vezes, sem motivo – apresente sintomas bem físicos, como palpitações, mal-estar, medo, falta de ar e boca seca.

LEIA MAIS

Você sabe o que é ter saúde? Veja as dicas

Postado por:

Se te perguntarmos o quê, exatamente, na sua opinião, é ter saúde, o que você responderia?


LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99