Pesquisadores do Google e médicos americanos conseguem identificar câncer de pulmão com recursos da Inteligência Artificial


Lá em 2001, quando Hollywood encantou o mundo com a história do primeiro menino-robô programado para amar, talvez não tivéssemos a real dimensão do que a inteligência artificial poderia fazer por nós no futuro.

O futuro chegou e, dezoito anos depois do pequeno David imaginado por Steven Spielberg levar milhões ao cinema, a participação do raciocínio sintético em nosso cotidiano é bem real e palpável.

Exemplo disso é um novo estudo, conduzido por pesquisadores do Google (em parceria com diversos centros médicos dos EUA), que revelou os ótimos resultados apresentados pela Inteligência Artificial na identificação de câncer de pulmão.

Trata-se de um recurso e tanto para cuidar da saúde da população. Segundo pesquisas, só no ano passado, a doença causou a morte de 1,7 milhão de pessoas.

Para chegar aos resultados já mencionados, os pesquisadores criaram uma rede neural com base em IA e a treinaram fornecendo diversas tomografias de pacientes cujos diagnósticos eram já conhecidos.

Resultado? 

Após testes com 6.716 casos, alguns revelaram o surgimento de câncer de pulmão, algumas tomografias apresentaram exames de pacientes saudáveis e outros exames apresentaram nódulos que depois foram identificados como cancerosos. O sistema obteve 94% de precisão.

O processo todo funciona baseado em um algoritmo que aprende à medida que é utilizado. Ele passa por um processo conhecido como aprendizado profundo (deep learning), recurso já utilizado para permitir que computadores compreendam a fala e identifiquem objetos.

“Usamos um conjunto de dados para o treinamento e demos uma aula ao sistema, aplicando provas rápidas para ajudá-lo a aprender o que é o câncer e o que pode ou não pode se tornar câncer no futuro”, explicou Daniel Tse, médico que gerencia o projeto do Google e co-autor do estudo.

Super interessante, não?

Ponto para a Ciência!

Será que, no longínquo 2001, Spielberg – o mago da imaginação fantástica – poderia idealizar algo neste nível?

A saúde – no mundo todo – agradece.

 

[Fonte: Revista Galileu] 




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99