Pesquisa americana revela: consumo de carne de frango, em substituição à bovina, já contribui bastante com as causas ambientais


Um novo estudo – realizado com 16,8mil pessoas nos Estados Unidos – revelou que o consumo da carne de frango em lugar da bovina, por si só, já é capaz de operar grandes alterações no meio ambiente.

Os resultados da pesquisa indicaram que a prática pode reduzir pela metade o registro de carbono em nossa atmosfera.

Carbono?

Sim. Um dos principais gases componentes do efeito estufa.

Você podia nem saber, mas há uma grande relação entre esses fluídos e as atividades da pecuária.

“A mudança climática é um problema tão dramático que todos os setores da sociedade precisam estar envolvidos”, disse Diego Rose, pesquisador da Tulane University’s School of Public Health and Tropical Medicine e principal autor do estudo.

É, em geral, nós não temos ideia disso, mas a verdade é que a produção de alimentos responde por cerca de um quarto das emissões totais de carbono no planeta.

Interessante, não?

Ou assustador?

Significa dizer que, quando estava sendo preparada para chegar à sua mesa, a carne bovina que você come todo dia contribuiu com o aumento do calor retido em nossa atmosfera. Resultado: temperatura do planeta mais elevada, derretimento das calotas polares, aumento de nível nos mares, desequilíbrio ambiental e todas as consequências advindas.

Mas, calma, este não é um papo vegano.

A maior particularidade da pesquisa foi mostrar que não é necessário parar completamente de consumir produtos de origem animal para contribuir com a sustentabilidade global.

Só para você ter uma noção, em números, do que a substituição da carne bovina pela de frango pode fazer pelo meio ambiente, vamos reproduzir os números da pesquisa: se a troca for feita pelo período de um ano, as emissões do carbono podem ser reduzidas à mesma quantidade produzida por um carro que percorre cerca de seis mil quilômetros.

“Ficamos surpresos com a redução que houve, resultante de uma mudança simples", disse o autor do estudo.

Enfim, está aí, “coçando a cabeça”, sem entender o que o boi, lá no pasto, que te fornece a carne de churrasco que você tanto gosta, tem a ver com a emissão de gases e com a ampliação do efeito estufa na Terra?

Nós te explicamos.

As criações de gado são responsáveis pela liberação do gás metano oriundo da fermentação que ocorre no intestino do gado (sim, é isso aí mesmo que você pensou..). Cada boi ou vaca produz – em média – 250 a 500 litros de metano por dia.  Só no Brasil, o rebanho está estimado em mais de 200 milhões de animais.

Pensa? 

Dá-lhe efeito estufa, não?


[Fonte: Revista Galileu] 




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99