Saiba quais são os passos fundamentais para a realização de um estudo de mercado eficiente


Vamos conversar sobre estudo de mercado?

– Oi? Estudo de mercado?

Éééé!! Isso mesmo que você leu!

Trata-se de uma das ferramentas de gestão mais fundamentais que existem. Por meio dela, uma empresa consegue informações pra lá de valiosas, sobre aspectos quantitativos e qualitativos do segmento ao qual ela se dedica ou pretende se concentrar.

O estudo de mercado viabiliza identificação rápida, por exemplo, de oportunidades e ameaças, o que permite que gestores se antecipem – no que tange à escolha de estratégias de marketing – para operar melhor os negócios que conduzem.

Feito de forma adequada, o estudo de mercado é tão valioso porque propicia uma visão de negócio baseada em dados sólidos e reais.

Para fazer uso de tal ferramenta é preciso levar em consideração aspectos como segmentação, público-alvo, necessidades do público-alvo, concorrência, barreiras de entrada e regulamentação.

Tá, mas e o passo a passo?

Para fazer um estudo de mercado certinho é preciso estabelecer os seguintes tópicos (e ter respostas para todos eles): identificar qual é o problema de pesquisa, determinar os objetivos da pesquisa, estabelecer o público-alvo, providenciar a amostra de avaliação, definir qual será a metodologia de pesquisa, ter bastante atenção e dedicação na hora de fazer a coleta de dados e, por fim, realizar a análise dos resultados.

E então?

Depois de ler essas informações, o mapa do estudo de mercado já surgiu aí na sua cabeça?

Mãos à obra!


[Fonte: www.agendor.com.br] 





Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99