Tic tac do corpo humano


Você sabia que, de acordo com a hora do dia, é mais – ou menos – provável que você se machuque ou fique doente?

Não sabia, né?

Pois é, a gente veio te contar...

A ideia de que nossa fisiologia varia de hora a hora é bem antiga, vem do tempo do grego Hipócrates. E o médico – que observou um fluxo e refluxo de 24 horas na gravidade da febre – não está sozinho em suas conclusões. A Medicina Tradicional Chinesa também descreve a vitalidade de diferentes órgãos atingindo o pico em vários momentos (os pulmões entre as 3h e as 5h, o coração entre as 11h e 13h, os rins entre as 17h e as 19h e assim por diante).

A variação em nossa resposta a lesões vai muito além do nosso maior órgão, a pele.

O que especialistas indicam, por exemplo, é que – se for tomar vacina contra a gripe – o faça no período matinal. Por quê? Porque nesta parte do dia (entre as 9h e as 11h), as chances de desenvolver anticorpos protetores é quatro vezes maior do que em horários mais avançados.

Mas se a necessidade for de cirurgia cardíaca, as perspectivas de sobrevivência – a longo prazo – são muito maiores se a intervenção for realizada no período da tarde. 

No centro disso tudo está nosso ciclo circadiano, período de – aproximadamente – 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. É influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

É fato que – diante de doenças e tratamentos da Medicina moderna – existem diferentes efeitos em nossos relógios corporais internos.

Interessante, não?

Você já tinha parado para pensar sobre isso?

"Quem somos fisiologicamente durante o dia é diferente do que somos à noite", conta Tami Martino, diretor do Centro de Investigações Cardiovasculares da Universidade de Guelph, no Canadá.

Tais conhecimentos são fundamentais, visto que – do câncer à cardiologia, da artrite às alergias – a compreensão apropriada dos ritmos do corpo humano é ferramenta essencial para que medicamentos e intervenções sejam oferecidos aos pacientes nos momentos certos, ou seja, naqueles em que eles estejam mais propensos a respostas positivas e menos vulneráveis para ocorrência de danos.

Fato é que luz, sono e tempo – embora muitas vezes não prestemos a devida atenção – têm, sim, enorme potencial para transformar os cuidados de saúde.

E não é que o corpo humano tem um “tic tac” todo especial?


[Fonte: G1 // Ciência e Saúde] 




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99