Vamos conversar um pouco sobre as Leis que regem o nosso país?
A história do Direito Brasileiro – claro, expandida por conta dos componentes locais – confunde-se bastante com a crônica do Direito português (que, por sua vez, tem por herança os Direitos romano, germânico e canônico).
Após a nossa independência, o governo imperial decretou uma lei que preservava – no território brasileiro – a vigência das Ordenações Filipinas e de toda a legislação portuguesa anterior, que, claro, trazia falhas e contradições.
Por conta disso, a Constituição determinou que fosse organizado – o quanto antes – um Código Civil. O motivo era um só: se fazia necessária a modernização.
A partir disso foram editados, então, diversos assentos, alvarás, leis, resoluções e regulamentos que tinham por objetivo completar (ou modificar) as Compilações.
Clóvis Beviláqua foi o escolhido para a elaboração do Código Civil e esta nomeação recebeu muitas críticas. Dizia-se que o país contava com juristas muito mais experientes e de maior prestígio.
Apesar da “torcida contra”, Beviláqua não se intimidou. À frente da Comissão realizou inúmeras modificações e teve seu trabalho, depois de concluído, aprovado na Câmara.
Passado o tempo, as leis pediam por uma nova modernização. A partir disso foi instituído, em 2002, um novo Código Civil no Brasil. A referida compilação – confiada a Miguel Reale – também sofreu grande desaprovação, especialmente em razão de seu teor de conservadorismo.
O atual Código Civil brasileiro (Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002) encontra-se em vigor desde janeiro de 2003 e é a maior expressão do Direito privado no Brasil. É a Lei que está “mais perto” do dia a dia dos cidadãos.
[Fonte: https://pt.wikipedia.org]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99