Um breve histórico da febre amarela no Brasil


Corria o ano de 1685 e o Brasil anotava em sua história a primeira referência de febre amarela no território. 

A doença espalhou-se – com força de surto – em quatro “vilas” da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. Quase 200 anos depois, em 1849, o problema foi registrado novamente, dessa vez na então capital do Império, o Rio de Janeiro, em forma de epidemia. Acelerando um pouco mais a linha do tempo chegamos a 1942, quando, depois da implementação de uma série de políticas de saúde, a febre amarela – enfim – foi considerada como erradicada em áreas urbanas do país. Pois é, mas a doença voltou e, em pleno século XXI, ano corrente de 2019, estamos, mais uma vez, às voltas com a doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da moléstia são calafrio, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza e – devido às características de surto que, novamente, exibe – as autoridades de saúde determinam que todo evento suspeito deve ser comunicado, imediatamente, em até 24 horas após a suspeita inicial. 

É importante registrar que o padrão temporal de ocorrência da enfermidade é sazonal e a maior parte dos casos ocorre entre dezembro e maio.

Só há uma forma de prevenir a febre amarela: vacinando-se.

A vacina – ferramenta essencial para a prevenção e o controle da febre amarela – é oferecida à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em abril de 2017, o Brasil adotou o esquema vacinal que comporta – durante toda a vida – apenas uma dose.

A medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).


[Fonte: http://saude.gov.br/]




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99