Bluetooth e os vikings do século 10: qual a relação?


Sabe o Bluetooth, essa tecnologia que tem aí no seu celular e que você usa para conectar dispositivos fixos e móveis? 

Então...ela foi conhecida pelo mundo em 1999 e, se você já parou para pensar que – em tradução livre, o nome significa “dente azul” – vamos te contar umas curiosidades a respeito da facilidade tecnológica nascida na virada do milênio.

A principal delas requer que viaje conosco para alguns séculos atrás, com destino aos países nórdicos da Europa.

É que o – digamos – "Bluetooth original" foi Harald Gormsson, apelidado de Blatand (Dente Azul, em dinamarquês), rei da Dinamarca de 958 a 986, e também da Noruega (quando a conquistou, a partir do ano 970).

Existem inúmeras versões justificando tal apelido. Uma delas diz que o monarca dinamarquês tinha um dente azulado (ou escuro) por conta de uma doença.

Pois é, e não é que, um milênio depois, o apelido foi resgatado justamente no Vale do Silício, o núcleo do território americano que concentra muitas das principais empresas de tecnologia do mundo?

Bom, para sintetizar a história toda e te ajudar a entender a correlação, vamos te contar que, em 1996, durante uma reunião de gigantes da indústria de computadores, Jim 

Kardash (da Intel) encontrou paralelo entre a nova tecnologia que estava desenvolvendo e um livro que lia naquela época.

A tecnologia era a que possibilitava comunicação, sem fio, entre diferentes dispositivos. E o livro era “The Long Ships”, um romance que narra as aventuras dos vikings revelando de que forma Harald "Bluetooth" Gormsson conseguiu unificar as diferentes tribos dinamarquesas sob sua coroa.

Bingo! Estava batizada tecnologia de conectividade por ondas curtas: Bluetooth!

O site oficial da Bluetooth informa que, na época, Kardash afirmou: "O rei Harald Bluetooth ficou famoso por unificar a Escandinávia da mesma maneira que estávamos tentando unificar as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance".

Interessante, não?


[Fonte: www.bbc.com]




Últimas Notícias

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Matrículas Abertas para a Pós-Graduação 100% EAD em Neuropsicologia da UninCor

Postado por:

Curso com 460 horas, início no 2º semestre de 2025, totalmente online e com matrícula acessível.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99