Bluetooth e os vikings do século 10: qual a relação?

Bluetooth e os vikings do século 10: qual a relação?
  •  

Sabe o Bluetooth, essa tecnologia que tem aí no seu celular e que você usa para conectar dispositivos fixos e móveis? 

Então...ela foi conhecida pelo mundo em 1999 e, se você já parou para pensar que – em tradução livre, o nome significa “dente azul” – vamos te contar umas curiosidades a respeito da facilidade tecnológica nascida na virada do milênio.

A principal delas requer que viaje conosco para alguns séculos atrás, com destino aos países nórdicos da Europa.

É que o – digamos – "Bluetooth original" foi Harald Gormsson, apelidado de Blatand (Dente Azul, em dinamarquês), rei da Dinamarca de 958 a 986, e também da Noruega (quando a conquistou, a partir do ano 970).

Existem inúmeras versões justificando tal apelido. Uma delas diz que o monarca dinamarquês tinha um dente azulado (ou escuro) por conta de uma doença.

Pois é, e não é que, um milênio depois, o apelido foi resgatado justamente no Vale do Silício, o núcleo do território americano que concentra muitas das principais empresas de tecnologia do mundo?

Bom, para sintetizar a história toda e te ajudar a entender a correlação, vamos te contar que, em 1996, durante uma reunião de gigantes da indústria de computadores, Jim 

Kardash (da Intel) encontrou paralelo entre a nova tecnologia que estava desenvolvendo e um livro que lia naquela época.

A tecnologia era a que possibilitava comunicação, sem fio, entre diferentes dispositivos. E o livro era “The Long Ships”, um romance que narra as aventuras dos vikings revelando de que forma Harald "Bluetooth" Gormsson conseguiu unificar as diferentes tribos dinamarquesas sob sua coroa.

Bingo! Estava batizada tecnologia de conectividade por ondas curtas: Bluetooth!

O site oficial da Bluetooth informa que, na época, Kardash afirmou: "O rei Harald Bluetooth ficou famoso por unificar a Escandinávia da mesma maneira que estávamos tentando unificar as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance".

Interessante, não?


[Fonte: www.bbc.com]




Ultimas Notícias

Fazer pós-graduação garante formação complementar acadêmica e profissional. É fomento valioso para crescer na (ou mudar de) carreira

Postado por:

Muito se fala por aí sobre as benesses de se fazer uma pós-graduação, mas será que você sabe – mesmo – o que um curso de especialização, de aprofundamento, pode fazer pela sua carreira? 

LEIA MAIS

Vamos enaltecer o Dia Nacional da Consciência Negra!

Postado por:

Nos idos do finalzinho dos anos 1600, uma figura despontava no Brasil como símbolo da luta do povo negro contra a escravidão.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99