Saiba o que fazer (e o que não fazer) em caso de picada de aranha


O que você nos diz sobre aranhas? Tem medo ou não te provocam nenhuma reação? Em nosso país, as picadas de aranha são bem comuns, mas a maioria delas não tem muita gravidade. 

Por aqui, os artrópodes da classe Arachnida se dividem em três grupos principais:

- A aranha marrom, que tem até 3 cm de comprimento (contando as patas) e geralmente só ataca se for comprimida ou se sentir ameaçada.

É encontrada em locais com pouca iluminação e de difícil acesso, como em espaços de telhas, móveis e entre objetos guardados em depósitos, porões e similares (sua teia lembra um algodão esgarçado. 

A picada não provoca muita dor, mas algumas horas após, surge no local uma lesão dura e escura que pode evoluir para necrose se não houver tratamento);

- A aranha armadeira, que chega a 15 cm de comprimento (contando as patas) e é agressiva.

É conhecida por levantar as patas dianteiras quando assume uma posição de ataque, e pode saltar até 40 cm de distância (abriga-se sob troncos, folhas, entulho, atrás de vasos, móveis e em calçados. A picada causa dor intensa imediatamente);

- A viúva-negra, que tem corpo preto e abdômen arredondado com uma mancha vermelha característica.

Tem até 4 cm de comprimento (contando as patas) e não é agressiva. Geralmente é encontrada em locais com sombra próximos de casas, como canaletas de chuva, telhas e sob arbustos e pedras (a picada causa dor, sudorese, contração muscular, alterações de pressão e de batimentos cardíacos).

Em caso de picada de uma delas (ou de qualquer outra), a recomendação é lavar o local, imediatamente, com água e sabão, usar uma compressa morna para aliviar a dor, manter o local da picada elevado, procurar um serviço médico e, se possível, levar a aranha junto para facilitar o processo de identificação.

Ah, e é importantíssimo – também – saber o que NÃO fazer (de jeito nenhum) em caso de picada de aranha. Vamos lá...

Não faça torniquetes (eles não impedem a circulação do veneno e ainda aumentam o risco de necrose na região), não faça cortes ou furos no local da picada para drenar o veneno nem tente sugar o veneno (não adianta, nada disso tem efeito).

Não coloque nada sobre a picada (nada mesmo, nem folhas, nem pó de café, nada...só a compressa mesmo) e, por fim, não ingira álcool. 

Para evitar acidentes com aranhas, vale prestar atenção em algumas recomendações: tenha cuidado ao se aproximar de locais com entulho, troncos, pedras e objetos guardados durante muito tempo (a maior parte das aranhas fica em locais com sombra e sem movimentação); mantenha vegetação sempre aparada (grama alta e arbustos podem ser suficientes para servir de abrigo a aranhas); procure sacudir roupas e calçados antes de usá-los (aranhas podem se esconder nelas e se sentir ameaçadas quando têm o corpo comprimido); a maior parte das aranhas tem hábitos noturnos, logo, se você vive em regiões rurais (ou de mata) vede as frestas de portas e janelas ao escurecer e, por fim, se possível, mantenha camas afastadas das paredes e lençóis longe do chão.


[Fonte: drauziovarella.uol.com.br]




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99