Vamos conversar sobre as economias ambiental e ecológica? Conta aqui para nós, você sabe qual a diferença entre as duas?
Sim, não são a mesma coisa!
Os dois conceitos contam com distinções bem importantes e vale a pena conhecê-las.
Economia ambiental é um complemento dos estudos sobre economia. É responsável por avaliar os processos de recuperação do meio ambiente. A referida disciplina surgiu na segunda metade do século XX, época em que a humanidade começou a se dar conta de que os recursos naturais poderiam acabar e que, sem qualquer um deles, a vida no planeta estaria em risco. A proposta dessa economia é minimizar o impacto causado no meio ambiente e nos ecossistemas.
De que forma?
Por meio do cálculo das seguintes amplitudes:
- Valor de uso (VUD): valor atribuído a um recurso ambiental de consumo direto, via visitação, extração ou outra possibilidade de produção;
- Valor de uso indireto (VUI): valor atribuído a um recurso ambiental que vai influenciar outros ecossistemas;
- Valor de opção (VO): valor atribuído a preservação de recursos ameaçados;
- Valor de não uso ou valor de existência (VE): valor atribuído ao direito de existência de outras espécies e riquezas naturais, mesmo que não atinjam diretamente a qualidade de vida humana.
Tá, mas...e a economia ecológica, o que é?
Vamos lá...
Este conceito visa o bem-estar humano por intermédio de seu desenvolvimento (que deve ser executado de acordo com um planejamento sustentável para todo meio ambiente e a sociedade). Incorpora a economia tradicional, porém, envolve – também – a relação entre as pessoas e empresas com o ecossistema.
A economia ecológica afere os limites de utilização da natureza e do descarte de resíduos no seu ecossistema. Suas ferramentas de ação é que indicam que os mesmos materiais colhidos na natureza são descartados de forma equivocada, ilegal e até criminosa.
Entendeu a diferença?
[Fonte: dinamicambiental.com.br]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99