Hoje, o mundo celebra a alfabetização


Neste 8 de setembro, o mundo celebra aquela que talvez seja a ferramenta mais importante para o processo de construção de um ser social. 

Hoje, o calendário do planeta registra o Dia Mundial da Alfabetização.

Aprender a ler e escrever é definitivo para a construção de seres sociais e, também, para a melhora do mundo que eles integram.

Sim, porque, só devidamente instruídos e habilitados para a decodificação dos sinais da linguagem, é que eles podem contribuir para o desenvolvimento da nação a qual pertencem.

Pesquisas já revelaram que quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.

Foi com o propósito de fomentar a alfabetização ao redor do mundo que a Organização das Nações Unidas (ONU) – em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – instituiu a referida celebração “na folhinha”, em 1967.

Nas últimas décadas vários países vêm assumindo o compromisso de combater o analfabetismo e, segundo a ONU, hoje, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial.

É, mas, dados da mesma organização também dão conta de que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e que, 

aproximadamente, 250 milhões de crianças podem ser consideradas analfabetas funcionais, ou seja, não conseguem interpretar os textos.

Pois é, é preciso atuar – urgentemente – para reverter estes números.

É fundamental poder interagir com o mundo para que se vá à frente.

Feliz Dia Mundial da Alfabetização!


[Fonte: www.calendarr.com] 




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99