Em livro, pesquisadora americana afirma: produtos químicos tóxicos ameaçam reprodução humana

Em livro, pesquisadora americana afirma: produtos químicos tóxicos ameaçam reprodução humana
  •  

É fato, maior acesso à educação, ampliação de participação no mercado de trabalho, a decisão de casar e ter filhos mais tarde e um maior acesso a métodos contraceptivos estão entre as muitas justificativas para o fato de, hoje em dia, as mulheres engravidarem bem menos.


Em seu novo livro, “Countdown” (“Contagem Regressiva” em português), a epidemiologista americana Shanna Swan revela que a fertilidade masculina também apresenta redução e faz um alerta: a situação atual da saúde reprodutiva não se manterá por muito tempo sem que a sobrevivência humana esteja ameaçada.

- Oi? Como assim?

A gente já te explica...

Em seu livro, Swan refere que, atualmente, uma mulher que, hoje, tenha 20 anos é menos fértil do que sua avó era aos 35. E que, em média, um homem atual tem metade da quantidade de esperma que seu avô tinha na mesma idade.

E mais! 

Na obra, ela diz que a fertilidade caiu mais de 50% nos últimos 50 anos e que a contagem de espermatozóides pode cair para zero até 2045, ou seja, em questão de – apenas – 25 anos.

A pesquisadora atribui grande parte dessa deterioração a produtos químicos tóxicos, especialmente os ftalatos, substâncias sintéticas usadas para tornar os plásticos mais flexíveis e difíceis de quebrar.

Tais componentes estão em objetos comuns, como, por exemplo, recipientes, xampus, cosméticos, móveis, agrotóxicos e alimentos enlatados.

Swan, uma cientista especializada em fertilidade que trabalha na Escola de Medicina Icahn no Hospital Mount Sinai, em Nova York, é taxativa: “É uma crise existencial global”.

Ela recomenda que a sociedade como um todo passe a prestar efetiva atenção à saúde reprodutiva e que fabricantes se dediquem a pesquisar –minuciosamente – os diversos produtos químicos e suas consequências específicas. 


[Fonte: www.bbc.com] 




Ultimas Notícias

Crise de asma: como aliviar?

Postado por:

Em tempos de pandemia de Covid-19, doença que – essencialmente – ataca os pulmões de forma violenta, os que sofrem de asma colocam-se em especial alerta no que tange aos cuidados extras para proteção.

LEIA MAIS

Fisioterapia Cardiorrespiratória à distância: uma pós-graduação mais que necessária em tempos de Covid-19

Postado por:

Em tempos de Covid-19 e da necessidade premente de profissionais da Fisioterapia que estejam habilitados para integrar equipes multidisciplinares e cuidar – adequadamente – de pacientes, nada mais indicado para o profissional da referida área do que uma especialização acadêmica, não?

LEIA MAIS

Dia Mundial da Asma: saiba quais são os sintomas da doença

Postado por:

A primeira terça-feira de maio marca o Dia Mundial da Asma.

LEIA MAIS

Confira os cursos de pós-graduação, à distância, na área de Marketing e Comunicação, que a UninCor preparou para você

Postado por:

Que tal um curso de pós-graduação na área de Marketing e Comunicação, hein?

LEIA MAIS

27 de abril: celebremos o Dia Mundial do Design Gráfico

Postado por:

27 de abril...Hoje, o mundo celebra o Dia do Design Gráfico! 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99