Especialista em Direito fala à TV Record sobre o Caso Lázaro


Recentemente, o país – literalmente – parou esperando que a polícia de Goiás, enfim, conseguisse pegar Lázaro Barbosa, criminoso foragido da Justiça, que, por 20 dias permaneceu escondido nas matas do município de Cocalzinho de Goiás. Atrás dele, um imenso aparato policial e o rastro cruel de novos crimes que o bandido foi cometendo enquanto tentava escapar do cerco.

O Caso Lázaro trouxe à tona questões relacionadas ao Direito Processual Penal e à Segurança Pública como um todo. A pergunta que mais se ouviu no noticiário do último dia 28 de junho – data em que, finalmente, o assassino foi capturado – foi: como, com tantas acusações graves pesando sobre ele, Lázaro, conseguiu, por exemplo, em 2014, ter sua pena convertida para regime semiaberto?

Em entrevista à RecordNews, o Prof. Dr. Célio Egídio – Coronel da PM, especialista em Segurança Pública e coordenador de pós-graduação em cursos de Direito de instituição do Ensino Superior – explicou que, tendo contornos macabros ou não, a retificação prisional para todo e qualquer ato criminal sempre obedecerá – de acordo com a Lei de Execuções Penais de nº 7.210/84 – a regramento sobre a progressão de pena, ou seja, sempre evoluirá do regime fechado para o regime semi aberto. E para isso não há nenhuma obrigatoriedade de exame criminológico para a transição.

Autor do primeiro livro sobre Ciências Policiais no país e já tendo palestrado sobre o assunto em vários estados, o jurista Egídio, autor, também, de inúmeros artigos que abordam o tema, concluiu sua participação na entrevista dizendo que “caso uma mudança na Lei, teríamos a chance de Lázaro Barbosa, não ter recebido o benefício de sua saidinha”.




Últimas Notícias

SUPERQUALIFICAÇÃO VERSUS DEMANDA DE MERCADO: ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO IDEAL EM RECRUTAMENTO

Postado por:

No atual cenário do mercado de trabalho, tanto candidatos  quanto empresas enfrentam desafios significativos.

LEIA MAIS

NOVA REGULAÇÃO EXIGE CADASTRO NO SISTEMA DET PARA EMPRESAS E MEIS

Postado por:

A partir do próximo mês de maio, uma nova exigência regulatória entra em vigor, impactando diretamente todas as empresas brasileiras, incluindo aquelas registradas sob o regime do Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais (MEIs). 

LEIA MAIS

NOVAS DIRETRIZES NO AMBIENTE DE TRABALHO MOTIVAM PROFISSIONAIS A REAVALIAR O HOME OFFICE

Postado por:

Introdução ao Cenário Atual. A pandemia de covid-19 foi um divisor de águas no que diz respeito ao ambiente de trabalho, introduzindo o conceito de home office em larga escala.

LEIA MAIS

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99