Amazônia: na aflição de protegê-la ignora-se as opiniões dos que moram nela, deixando-os expostos à iminência do caos alimentado por decretos presidenciais


Muito se fala sobre a proteção da Amazônia. E muito se faz também, com o mesmo intuito.

Mas será que estas intervenções – do “homem branco” ou da “civilização” – têm levado em consideração aqueles que moram na região?

O mundo inteiro ouviu falar – recentemente – sobre as trapalhadas presidenciais que, primeiro autorizaram atividade mineradora em área protegida da floresta para, logo em seguida (acuada por conta da grita geral) recuar e revogar o decreto que permitia a extração de riquezas minerais do solo habitado, hoje, por indígenas e uma comunidade extrativista voltada à exploração sustentável de castanhas.

O documento presidencial trouxe de volta – para a tribo Waiãpi – as piores lembranças. Ocupando cerca de 6.000 quilômetros quadrados em áreas de densa floresta amazônicano Amapá, a etnia contava – até os anos 1970 – com população de cerca de 230 índios. Naquela década, a tribo teve o primeiro contato com o homem branco, o que resultou na morte de 80 membros, muitos deles tentando defender seu habitat da mineração clandestina no centro-oeste do Estado.

Hoje, por conta de conflitos decorrentes de invasões de garimpeiros e do sarampo (contraído não só dos exploradores das riquezas do solo como também dos operários de obras viárias), os índios Waiãpi foram reduzidos 151 pessoas.

Jawaruwa Waiãpi, um dos líderes da etnia, conta que os índios do grupo sequer sabiam que o lugar que habitam é uma área protegida. Só tiveram conhecimento do assunto quando o tal decreto presidencial a extinguiu.  

Diante disso, fica muito claro que as decisões relativas à Amazônia têm sido – em proporções assustadoras – tomadas sem que se considere aqueles que habitam a região.

Não é difícil imaginar o que o povo Waiãpi sentiu...Qual seria a sua reação se um decreto presidencial autorizasse uma exploração do solo aí embaixo da sua casa?

É para se pensar, não?

[Fonte: Veja.com]




Últimas Notícias

Dia do Esportista!

Postado por:

Dia daqueles que – há milênios – movimentam o corpo a fim de manter a saúde física e mental.

LEIA MAIS

Dançar é um excelente exercício físico, sabia? Que tal começar agora, junto com 2018?

Postado por:

Passados uns dias do término do carnaval é hora de começar a pensar no ano que, enfim, está começando. Na lista de providências, apostamos, está a atividade física regular, aquele item que você (e muita gente) vai “empurrando com a barriga” mais para a frente, mais para a frente, maaaisss para a freeenteee...até que, um belo dia, a barriga, de fato, chega na frente e ninguém sabe como é que isso foi acontecer.

LEIA MAIS

Unincor disponibiliza curso de pós, à distância, na área de RH. Aproveite essa chance de começar 2018 estudando!

Postado por:

Ei, graduado(a) em Administração, RH e áreas afins, você esteve se planejando para iniciar 2018 buscando por aprimoramento profissional?

LEIA MAIS

Parabéns, repórteres brasileiros!

Postado por:

Aconteceu alguma coisa. De grande repercussão. Algo que gera impacto ou comoção.

LEIA MAIS

Ensino à distância: baixo custo e flexibilidade contribuem para que a modalidade cresça a olhos vistos

Postado por:

Com o suporte de adventos como a internet e as tecnologias móveis em franco crescimento, hoje, o ensino superior à distância cresce vertiginosamente no Brasil, superando, de longe, a modalidade presencial.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99