Educação 2022: o que vem por aí?


E 2022 chegou! 

Quais serão as previsões para a Educação neste novo período, especialmente depois do grande tumulto gerado pela pandemia, hein?


Pois é, as previsões educacionais para este ano constituem motivo de muita análise e de inúmeras reflexões para os estudiosos da área.


Sim! Por que, como dissemos acima, os impactos gerados pela pandemia ainda interferem no cotidiano das escolas e geram imensos desafios para pais, professores, diretores e equipes pedagógicas.


E é fundamental, mesmo, que se pense nos rumos da Educação porque, segundo o Diretor Médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, a pandemia ainda deve se estender por mais um ou dois anos.


É...coragem!


“A gente tem que entender que esse vírus veio para ficar. E, como acontece com a influenza (o vírus da gripe), nós vamos ter que aprender a conviver com ele”, disse Palácios. 


A previsão do especialista é baseada no surgimento das variantes do vírus, que podem dificultar o processo de imunização completa da população e impactar no retorno totalmente presencial às aulas nas escolas públicas e privadas do país.


Fato é que – com a pandemia – a transformação digital se intensificou e abriu possibilidades para o ensino a distância e para a interação entre alunos, pais e professores.


A partir disso, fica claro que a adesão às novas tecnologias continuará fazendo parte do cenário educacional no próximo ano. Especialmente no que tange à implantação do Novo Ensino Médio e às mudanças na dinâmica de formação dos alunos.


É, também, nítido que – em termos do Ensino em 2022 – deve-se esperar que as ferramentas digitais ocupem posição de protagonismo nos processos de aprendizagem. Mesmo com o controle da pandemia, a expectativa é que o ensino híbrido faça parte do cotidiano das escolas.


Sugestões para trabalhar nas aulas híbridas?


Vamos a algumas delas: uso de celulares, computadores e tablets para atividades extras; gamificação (técnica que usa jogos em situações que não são brincadeira) no ensino para estimular a competição saudável entre alunos; novas dinâmicas na elaboração de trabalhos e atividades pedagógicas; acompanhamento individual para alunos e mentoria à distância em diferentes disciplinas.


Interessante, não?


E vamos à versão 2022 da Educação! 



[Fonte: www.melhorescola.com.br] 




Últimas Notícias

A REALIDADE DAS METAS SUSTENTÁVEIS: RELATÓRIO DA ONU ALERTA PARA ATRASOS

Postado por:

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que o mundo está significativamente atrasado em relação às metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas em 2015.

LEIA MAIS

NOVA POLÍTICA NACIONAL PARA CUIDADO DE PESSOAS COM ALZHEIMER É APROVADA

Postado por:

Legislação visa fortalecer o apoio do SUS no desenvolvimento de tratamentos e cuidados

LEIA MAIS

INOVAÇÃO SUÍÇA: O CHOCOLATE QUE FAZ BEM À SAÚDE

Postado por:

Se você é um profissional da área de saúde e nutrição, prepare-se para uma novidade que pode transformar a maneira como orientamos nossos pacientes sobre o consumo de chocolate.

LEIA MAIS

EMAGRECER NO INVERNO: VERDADES E MITOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Postado por:

Você já se perguntou se o frio pode realmente ajudar a emagrecer? E sobre aquela cerveja de baixa caloria ou o famoso limão antes de dormir?

LEIA MAIS

DESCUBRA POR QUE ALGUMAS TÉCNICAS DE ORTOGRAFIA PODEM ESTAR PREJUDICANDO SEUS ALUNOS

Postado por:

Você já se pegou pensando por que algumas técnicas tradicionais de ensino de ortografia simplesmente não funcionam? Ou, pior ainda, por que elas parecem atrapalhar mais do que ajudar?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99