Dia da Proclamação da República: Uma Reflexão Acerca do 15 de Novembro


No dia 15 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Proclamação da República, uma data que marca uma significativa mudança política no país. Ocorrida em 1889, a Proclamação da República foi o resultado de um movimento militar que depôs o então imperador Dom Pedro II, instaurando um regime republicano no Brasil.

Este acontecimento representou uma virada histórica, que resultou na substituição do sistema monárquico, onde o poder era concentrado nas mãos do imperador, para a república, caracterizada pela eleição de um presidente através do voto. 


A Proclamação da República foi resultado de uma série de conflitos e instabilidades que culminaram no descontentamento de diversos setores da sociedade com a monarquia. Entre os principais motivos estavam a pressão da Igreja Católica, a crise econômica e a crescente influência dos ideais republicanos e federalistas.


O 15 de novembro é, portanto, um dia de reflexão sobre a importância da democracia e do direito de escolha do povo. É uma data que nos recorda a evolução política do nosso país e o valor da liberdade de expressão, da igualdade de direitos e do compromisso com o bem comum.


Neste Dia da Proclamação da República, é essencial lembrar que a construção de uma nação justa e igualitária é um dever de todos os cidadãos, e que o exercício do voto é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar este objetivo.


Referência: 

Fundação Getúlio Vargas. (2019). A Proclamação da República: 130 anos. CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.




Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99