A Fisioterapia se destaca na reabilitação de pacientes com AVC


A fisioterapia tem sido uma ferramenta crucial na reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame. 

O papel do fisioterapeuta é de suma importância, uma vez que o AVC pode causar danos físicos significativos, que muitas vezes requerem um longo processo de reabilitação.


O AVC ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, resultando na morte de células cerebrais e causando danos permanentes. Os efeitos colaterais mais comuns de um AVC incluem paralisia ou perda de função muscular, dificuldade de fala e compreensão, problemas de memória e cognição, e alterações emocionais.


A fisioterapia desempenha um papel fundamental na reabilitação pós-AVC, ajudando os pacientes a recuperar a função e a independência. O tratamento fisioterapêutico pode incluir exercícios para melhorar o equilíbrio e a coordenação, treinamento de força e resistência, e técnicas para melhorar as habilidades motoras finas. Além disso, a fisioterapia pode ajudar a gerenciar os sintomas a longo prazo do AVC, como dor, fadiga e depressão.


Os fisioterapeutas também trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, para garantir que o paciente receba um cuidado abrangente e personalizado.


A fisioterapia é, sem dúvida, uma ferramenta valiosa na recuperação de pacientes que sofreram um AVC. À medida que a pesquisa continua a avançar, é provável que vejamos ainda mais maneiras pelas quais a fisioterapia pode ajudar esses pacientes a recuperar a função e a qualidade de vida.


Referência:

Universidade Federal de São Paulo.  A importância da fisioterapia na reabilitação de pacientes com AVC




Últimas Notícias

Descubra as Novas Estratégias que Prolongam a Vida de Pacientes com Câncer

Postado por:

Inovações no maior evento de oncologia do mundo destacam mudanças cruciais nos protocolos de tratamento, oferecendo novas esperanças para pacientes e profissionais da saúde.

LEIA MAIS

Julho Amarelo: A Importância da Conscientização Sobre Hepatites Virais

Postado por:

Entenda os Riscos, Sintomas e a Necessidade de Diagnóstico e Prevenção

LEIA MAIS

O QUE ESPERAR DA ECONOMIA BRASILEIRA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2024?

Postado por:

Manter-se informado sobre as previsões e tendências do mercado é essencial, especialmente para quem atua na área econômica ou financeira.

LEIA MAIS

O QUE PODE ESTAR INTERROMPENDO O SONO DOS SEUS PACIENTES? SAIBA MAIS

Postado por:

A qualidade do sono é um pilar fundamental para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa.

LEIA MAIS

CANETAS INJETÁVEIS PARA OBESIDADE E DIABETES: O QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PRECISAM SABER

Postado por:

Estar atualizado sobre as mais recentes inovações no tratamento de obesidade e diabetes tipo 2 é essencial para qualquer profissional de saúde.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99