7 Atitudes que Você Pode Fazer em Casa para Ajudar a Evitar a Dengue


Pequenas ações podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, a preocupação com a dengue se torna ainda mais presente. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é um problema de saúde pública, mas cada um de nós pode fazer a diferença em casa, adotando medidas preventivas simples. 

Confira sete atitudes que você mesmo pode fazer em casa para ajudar a evitar a dengue:  

1. Elimine recipientes com água parada: O mosquito da dengue se reproduz em água parada. Portanto, verifique constantemente seu quintal e jardim em busca de recipientes que possam acumular água, como garrafas, pneus, vasos de plantas sem furos, entre outros. Descarte corretamente ou guarde-os em locais cobertos.  

2. Mantenha piscinas limpas e tratadas: Caso possua uma piscina em casa, é fundamental mantê-la limpa e com tratamento adequado, utilizando cloro e produtos recomendados para evitar a proliferação do mosquito. 

3. Tampe caixas d'água, cisternas e tonéis: Certifique-se de que todas as caixas d'água, cisternas e tonéis estejam devidamente tampados, evitando que o mosquito encontre um ambiente propício para sua reprodução.  

4. Limpe as calhas: As calhas acumulam folhas e sujeiras, o que pode criar locais propícios para o acúmulo de água parada. Faça uma limpeza regularmente, eliminando qualquer resíduo que possa impedir o escoamento adequado da água.  

5. Utilize telas de proteção em janelas e portas: As telas de proteção são uma excelente forma de evitar a entrada dos mosquitos em casa. Certifique-se de que todas as janelas e portas possuam telas em perfeito estado de conservação.  

6. Utilize repelentes e mosquiteiros: Além das medidas preventivas em casa, utilizar repelentes corporais e mosquiteiros durante o sono também é uma forma eficaz de se proteger contra os mosquitos.  

7. Informe-se e conscientize sua família e vizinhos: Compartilhe informações sobre a prevenção da dengue com sua família e vizinhos. Realize ações de conscientização em sua comunidade, incentivando todos a adotarem medidas preventivas em suas casas.  A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. Ao seguir essas sete atitudes simples, você estará contribuindo para a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a prevenção da doença. 

Faça sua parte e junte-se ao combate contra a dengue!


REFERÊNCIA: 

Gomes, J. 7 Atitudes que Você Pode Fazer em Casa para Ajudar a Evitar a Dengue. Jornal da Saúde.




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99