Pressão e calor: como os pneus dos aviões aguentam as respectivas amplificações no momento da aterrissagem?


Aí você está em um avião, quaaase chegando ao seu destino e, então, ouve o comandante dizer no alto-falante: “senhoras e senhores, queiram afivelar os cintos e levantar as cadeiras, vamos aterrissar”.

Ufsss...lá vem aqueeele frio na barriga, especialmente, se você – nos minutos que antecedem a aterrissagem – resolver se perguntar, afinal de contas, como os pneus de aviões conseguem suportar toneladas de peso e o calor provocado quando o trambolhão toca a pista...

Fala sério, mas que “excelente assunto” para pensar nesta hora, hein?

Maass, enfim, vamos lá...

Pneus de aviões têm borracha como os dos veículos terrestres, porém, contam com outros elementos que acabam por fazer deles objetos completamente diferentes. O predomínio é de borracha natural – moldada em várias camadas e direções diferentes com calor e pressão – mas a composição contém, também, polímeros e arames de aço para reforçar a estrutura.

Segundo empresas do setor, ainda há tecido de nylon na carcaça.

Para você saber mais sobre o assunto, embora mais complexos, pneus de aviões também têm ranhuras mais simples e o objetivo delas é manter as aeronaves em linha reta no pouso, ajudar na frenagem e evitar aquaplanagem.

O número de camadas de borracha também é maior que os dos pneus de carros e varia de avião para avião, dependendo da capacidade de carga e da velocidade.

As câmaras desses pneus são infladas por nitrogênio (que evita, entre outras coisas, que o oxigênio contido no ar combine com gases liberados da carcaça do pneu em elevada temperatura e, dessa forma, cause explosão).

Mas e a pressão?

O segredo está na distribuição do impacto com a frenagem acontecendo em diversos trens de pouso. Os aviões comerciais mais comuns – Airbus A320 e o Boeing 737 – têm quatro pneus principais para distribuir cerca de 66 toneladas no momento do pouso. Já o gigante A380 precisa de 20 pneus principais para suportar um máximo de 386 toneladas na aterrissagem. E todos os modelos citados têm mais uma dupla de pneus na parte da frente.

Viu aí?

Será que agora você pode pensar em outra coisa na hora da aterrissagem?

Aff!!


[Fonte: UOL // Tecnologia]




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99