Tratamento de dependentes de cocaína deve atentar aos sinais de iminente recaída, diz estudo da USP


Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) pode ajudar profissionais de saúde a identificar – mais facilmente – pacientes que podem ter uma recaída após serem submetidos a tratamento para dependência de cocaína. 

Paulo Jannuzzi Cunha, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP e líder da pesquisa, acompanhou – junto à sua equipe – 68 pacientes internados para tratamento da dependência de cocaína no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC-FM-USP), durante 30 dias.

Os voluntários foram monitorados por três meses após a alta hospitalar. O objetivo dos pesquisadores era registrar eventuais recaídas. Apenas 14 pessoas permaneceram abstinentes durante todo o período.

Um dos objetivos da pesquisa (publicada na revista Drug and Alcohol Dependence) era avaliar se os 11 critérios para diagnóstico da dependência química estabelecidos na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM5) eram, de fato, eficazes para predizer, também, resposta ao tratamento.

Para identificar a dependência de cocaína e a gravidade do caso, o DSM5 se vale de critérios como: uso da substância em quantidades maiores ou por mais tempo que o planejado; desejo persistente e incontrolável; abandono de atividades sociais, ocupacionais ou familiares devido ao uso; manutenção do uso apesar de problemas sociais ou interpessoais; tolerância e abstinência, entre outros.

“Nossa hipótese era de que esses critérios não seriam relevantes para a predição de recaídas. Após as análises, contudo, reconhecemos que eles podem sim ser úteis nesse 

sentido”, disse Cunha.

De acordo com os pesquisadores, diante do exposto, reforça-se a necessidade de uma atenção diferenciada para os casos considerados mais graves.


[Fonte: www.news-medical.net] 




Últimas Notícias

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99