Há 2,5 mil anos, a China já usava a maconha com fins recreativos


Vai não vai vemos notícias na imprensa sobre famílias que seguem lutando na Justiça pela obtenção de permissão para usar a maconha com fins terapêuticos. A Ciência já sabe que o canabidiol (derivado da erva) e o THC (substância psicoativa presente na planta) têm propriedades medicinais e que podem ser usados como remédios – com a devida supervisão – por exemplo, em quadros de epilepsia, ansiedade, esclerose múltipla e dor crônica.

Claro que o assunto envolve muita controvérsia. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde já recomenda que o canabidiol não seja tratado como uma droga. Porém, a própria OMS reconhece que ainda não há consenso sobre a eficácia desse agente terapêutico contra diversas doenças.

Há, também, em nossa sociedade, um antigo debate sobre a liberação – ou não – do uso recreativo da maconha. Este capítulo já é mais complexo e a legalização do uso do referido entorpecente no Brasil segue alimentando embate feroz entre defensores e detratores da ideia.

Em meio ao eterno imbróglio, uma equipe de arqueólogos da Universidade da Academia Chinesa de Ciências anunciou ao mundo a descoberta de que a maconha – por conta de suas propriedades psicoativas – já era utilizada há 2,5 mil anos. 

Em suas escavações no leste da China, os pesquisadores encontraram cinzas da erva em queimadores de incenso. Os potes de madeira estavam dentro de tumbas antigas do cemitério de Jirzankal, localizado no Planalto do Pamir.

"Identificamos os biomarcadores de cannabis e produtos químicos locais relacionados às propriedades psicoativas da planta. Essa é uma das primeiras evidências químicas do consumo de maconha", disse o arqueólogo Yimin Yang.

Ainda de acordo com o relato dos pesquisadores, o material encontrado em Jirzankal contém uma concentração de THC muito maior do que é normalmente encontrado em plantas de cannabis selvagens. Isso sugere que um tipo específico da erva foi escolhido e/ou cultivado – de forma proposital – por conta de seus efeitos psicoativos.

Os arqueólogos concluíram que o uso recreativo de maconha começou a ser utilizado pelas sociedades na Ásia central (onde a cannabis surgiu) e que, depois disso, a erva se espalhou – rapidamente – por todo o Hemisfério Norte (por meio da antiga Rota da Seda).

Diante de tal descoberta, duas coisas ficam claras: a primeira, que a maconha é uma questão para as sociedades há muito mais tempo do que imaginamos. E a segunda é que, mesmo sem a globalização e a tecnologia que referenciam o nosso tempo, os seres humanos do passado, de alguma forma, sempre estiveram entrelaçados com o mundo ao seu redor.


[Fonte: Revista Galileu] 




Últimas Notícias

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

ENTENDENDO AS LESÕES MUSCULARES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Postado por:

O Que São Lesões Musculares? Nosso corpo tem muitos músculos que nos ajudam a nos mover e fazer LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99