Mais chances nas transfusões: pesquisadores conseguem transformar sangue tipo A em universal


Você já deve ter ouvido por aí algumas vezes que o sangue tipo O é considerado como doador universal, certo? Isso acontece porque essa variedade do plasma humano carece de antígenos, moléculas de açúcar presentes na superfície de seus glóbulos vermelhos. Esta ausência impede que – em caso de necessidade de transfusão, por exemplo – o sistema imunológico acabe por atacar e matar glóbulos vermelhos correspondentes a fator RH diferente daquele do paciente.

Pois bem, mas, pela primeira vez, cientistas conseguiram transformar sangue do tipo A em doador universal. Isso significa que, assim como no caso do tipo O, qualquer pessoa – com qualquer outro tipo sanguíneo – pode recebê-lo sem danos à saúde.

Trata-se de uma revolução no que diz respeito às transfusões, visto que pesquisas já revelaram que o tipo A é o segundo mais comum do mundo.

A “façanha” se deu por vias enzimáticas encontradas nas bactérias Flavonifractor plautii, que vivem no intestino humano. Os estudiosos obtiveram esses microrganismos, isolaram seus genes específicos e codificaram duas enzimas bacterianas capazes de remover os principais componentes do antígeno A.

Funcionou.

Em situações de trauma e risco, em que transfusões de sangue são essenciais, é raro que médicos e enfermeiros tenham tempo de checar o tipo sanguíneo de pacientes. Por isso costumam recorrer ao tipo O, visto que este diminui as chances de maiores consequências. Por isso, a “transformação do tipo A” é uma grande contribuição para a Medicina.

Com mais “sangue universal” há mais chances para quem precisa de transfusões.


[Fonte: Revista Galileu]




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99