Estratégias de marketing B2B são fundamentais para que um negócio prospere


Já ouviu falar em Marketing B2B?

Trata-se de um conjunto de linhas mestras que são utilizadas para a tomada – assertiva – de decisões em um determinado negócio.

E você sabia que existem quatro estratégias – básicas e principais – dessa estratégia de mercadologia?

Sim!

São elas: eficiência em custos, diferenciação, foco em um nicho de mercado e oceano azul.

Vamos entender cada uma delas?

Vem com a gente...

Sempre que uma empresa, competitivamente, goza de certo destaque no mercado pode se permitir a produção / entrega de serviços a um preço menor do que o praticado por seus concorrentes. É a eficiência em custos. O problema dessa estratégia é que a qualidade – muito provavelmente – nunca será a mesma dos ‘competidores’ que optaram, por exemplo, por uma outra estratégia, a da diferenciação.

Falando nela...

Na estratégia de diferenciação utilizada pelo marketing B2B, os esforços são todos concentrados no atendimento às expectativas dos clientes em alguma necessidade que o público-alvo valoriza muito e sempre de forma superior à concorrência. Claro que, para tal, o produto final vai chegar ao cliente com um valor mais caro do que o praticado pela concorrência.

Também podemos citar o foco em um determinado nicho de mercado. Um bom exemplo para ilustrar esta estratégia é observar que, na área corporativa, as empresas de design, moda, publicidade e outras desse tipo costumam preferir os computadores da Apple. Por quê? Porque eles contam com especificações ideais para rodar os softwares empregados nos referidos segmentos.

Por fim vem a estratégia ‘oceano azul’ que é relativamente nova e tem por objetivo evitar a guerra de preços originada pela ferramenta ‘eficiência em custos’. O objetivo aqui é criar um novo modelo de negócio para atender um público que já existe (mas ainda não é atendido pelas empresas já estabelecidas no mercado), porém, sem ter de arcar com os altos custos de produção e divulgação originados pela ‘estratégia de diferenciação’, além de evitar a restrição a um determinado nicho.

Clareamos suas ideias aí?

Identificou alguma das estratégias citadas como sendo aquela utilizada pela empresa em que você trabalha? Será que precisa de adaptação para que a companhia siga competitiva no mercado?

Lembre-se que monitorar os resultados de vendas em relação às estratégias de marketing da empresa é mais do que fundamental para o sucesso do negócio. Só assim é possível saber se a “estrada percorrida” é a mais certa.


[Fonte: www.agendor.com.br] 




Últimas Notícias

Você sabe como ajudar os que sofrem de depressão?

Postado por:

O primeiro mês do ano vai terminando, mas ainda há tempo para falarmos do “Janeiro Branco”.

LEIA MAIS

Unincor oferece pós, à distância, em “Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental”. Seja um(a) profissional habilitado(a) para atuar nas questões relativas ao meio ambiente!

Postado por:

Se você – graduado em qualquer área – é um(a) grande interessado(a) nas questões relativas ao meio ambiente, nós, da Unincor, temos a especialização que vai fazer toda a diferença no seus conhecimentos e no seu currículo.

LEIA MAIS

2018: se investir nas tendências, este pode ser o ano em que você conseguirá abrir seu negócio próprio!

Postado por:

E olha que já estamos quase em fevereiro! O ano já começou e já vai avançando.

LEIA MAIS

Unincor oferece curso de pós, à distância, em “Gestão e Licenciamento Ambiental”

Postado por:

Você vem acompanhando os desdobramentos do acidente ambiental ocorrido em Mariana (MG), mas sente-se de mãos atadas por não poder fazer muita coisa a respeito?

LEIA MAIS

Hoje vai ter uma (super) festa....para São Paulo!

Postado por:

Quem mais, no país, poderia chamar os amigos para um bate-papo animado na barraca da feira, com a conversa embalada pela famosa dupla “pastel & caldo de cana”?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99