Estratégias de marketing B2B são fundamentais para que um negócio prospere

Estratégias de marketing B2B são fundamentais para que um negócio prospere
  •  

Já ouviu falar em Marketing B2B?

Trata-se de um conjunto de linhas mestras que são utilizadas para a tomada – assertiva – de decisões em um determinado negócio.

E você sabia que existem quatro estratégias – básicas e principais – dessa estratégia de mercadologia?

Sim!

São elas: eficiência em custos, diferenciação, foco em um nicho de mercado e oceano azul.

Vamos entender cada uma delas?

Vem com a gente...

Sempre que uma empresa, competitivamente, goza de certo destaque no mercado pode se permitir a produção / entrega de serviços a um preço menor do que o praticado por seus concorrentes. É a eficiência em custos. O problema dessa estratégia é que a qualidade – muito provavelmente – nunca será a mesma dos ‘competidores’ que optaram, por exemplo, por uma outra estratégia, a da diferenciação.

Falando nela...

Na estratégia de diferenciação utilizada pelo marketing B2B, os esforços são todos concentrados no atendimento às expectativas dos clientes em alguma necessidade que o público-alvo valoriza muito e sempre de forma superior à concorrência. Claro que, para tal, o produto final vai chegar ao cliente com um valor mais caro do que o praticado pela concorrência.

Também podemos citar o foco em um determinado nicho de mercado. Um bom exemplo para ilustrar esta estratégia é observar que, na área corporativa, as empresas de design, moda, publicidade e outras desse tipo costumam preferir os computadores da Apple. Por quê? Porque eles contam com especificações ideais para rodar os softwares empregados nos referidos segmentos.

Por fim vem a estratégia ‘oceano azul’ que é relativamente nova e tem por objetivo evitar a guerra de preços originada pela ferramenta ‘eficiência em custos’. O objetivo aqui é criar um novo modelo de negócio para atender um público que já existe (mas ainda não é atendido pelas empresas já estabelecidas no mercado), porém, sem ter de arcar com os altos custos de produção e divulgação originados pela ‘estratégia de diferenciação’, além de evitar a restrição a um determinado nicho.

Clareamos suas ideias aí?

Identificou alguma das estratégias citadas como sendo aquela utilizada pela empresa em que você trabalha? Será que precisa de adaptação para que a companhia siga competitiva no mercado?

Lembre-se que monitorar os resultados de vendas em relação às estratégias de marketing da empresa é mais do que fundamental para o sucesso do negócio. Só assim é possível saber se a “estrada percorrida” é a mais certa.


[Fonte: www.agendor.com.br] 




Ultimas Notícias

Pressão baixa: vale prestar (muita) atenção aos sintomas

Postado por:

E aí, de repente, o mundo começou a ficar embaçado, apareceram uns pontinhos pretos no seu raio de visão, veio um cansaço e a sensação de gelatina – prestes a desmoronar – tomou conta do seu corpo. Muita calma nessa hora, respira fundo, é a sua pressão caindo (ou já lá embaixo).

LEIA MAIS

Festa! Neste 19 de setembro celebramos o Dia Nacional do Teatro

Postado por:

Hoje, no Brasil, celebramos o Dia do Teatro!

LEIA MAIS

Síndrome do Pânico: saiba como ocorre o transtorno e quais os recursos para tratamento

Postado por:

Ataques de angústia e picos extremos de ansiedade provocados pela certeza de que algo muito ruim vai acontecer: eis as características da Síndrome do Pânico, nome mais corriqueiro do Transtorno do Pânico, um distúrbio mental que faz com que a pessoa – sem controle e, na maioria das vezes, sem motivo – apresente sintomas bem físicos, como palpitações, mal-estar, medo, falta de ar e boca seca.

LEIA MAIS

Você sabe o que é ter saúde? Veja as dicas

Postado por:

Se te perguntarmos o quê, exatamente, na sua opinião, é ter saúde, o que você responderia?


LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99