Já ouviu falar em Marketing B2B?
Trata-se de um conjunto de linhas mestras que são utilizadas para a tomada – assertiva – de decisões em um determinado negócio.
E você sabia que existem quatro estratégias – básicas e principais – dessa estratégia de mercadologia?
Sim!
São elas: eficiência em custos, diferenciação, foco em um nicho de mercado e oceano azul.
Vamos entender cada uma delas?
Vem com a gente...
Sempre que uma empresa, competitivamente, goza de certo destaque no mercado pode se permitir a produção / entrega de serviços a um preço menor do que o praticado por seus concorrentes. É a eficiência em custos. O problema dessa estratégia é que a qualidade – muito provavelmente – nunca será a mesma dos ‘competidores’ que optaram, por exemplo, por uma outra estratégia, a da diferenciação.
Falando nela...
Na estratégia de diferenciação utilizada pelo marketing B2B, os esforços são todos concentrados no atendimento às expectativas dos clientes em alguma necessidade que o público-alvo valoriza muito e sempre de forma superior à concorrência. Claro que, para tal, o produto final vai chegar ao cliente com um valor mais caro do que o praticado pela concorrência.
Também podemos citar o foco em um determinado nicho de mercado. Um bom exemplo para ilustrar esta estratégia é observar que, na área corporativa, as empresas de design, moda, publicidade e outras desse tipo costumam preferir os computadores da Apple. Por quê? Porque eles contam com especificações ideais para rodar os softwares empregados nos referidos segmentos.
Por fim vem a estratégia ‘oceano azul’ que é relativamente nova e tem por objetivo evitar a guerra de preços originada pela ferramenta ‘eficiência em custos’. O objetivo aqui é criar um novo modelo de negócio para atender um público que já existe (mas ainda não é atendido pelas empresas já estabelecidas no mercado), porém, sem ter de arcar com os altos custos de produção e divulgação originados pela ‘estratégia de diferenciação’, além de evitar a restrição a um determinado nicho.
Clareamos suas ideias aí?
Identificou alguma das estratégias citadas como sendo aquela utilizada pela empresa em que você trabalha? Será que precisa de adaptação para que a companhia siga competitiva no mercado?
Lembre-se que monitorar os resultados de vendas em relação às estratégias de marketing da empresa é mais do que fundamental para o sucesso do negócio. Só assim é possível saber se a “estrada percorrida” é a mais certa.
[Fonte: www.agendor.com.br]
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