Síndrome do Pânico: saiba como ocorre o transtorno e quais os recursos para tratamento


Ataques de angústia e picos extremos de ansiedade provocados pela certeza de que algo muito ruim vai acontecer: eis as características da Síndrome do Pânico, nome mais corriqueiro do Transtorno do Pânico, um distúrbio mental que faz com que a pessoa – sem controle e, na maioria das vezes, sem motivo – apresente sintomas bem físicos, como palpitações, mal-estar, medo, falta de ar e boca seca.

O principal traço psíquico dessa situação é a deflagração de um imenso receio de morrer. É comum que, durante a crise, o (a) paciente se sinta ameaçado (a) e enxergue todos que estão ao seu redor como reais perseguidores, que querem o seu mal. Por isso surgem os sintomas físicos já descritos.

As crises, em geral, não duram mais do que 15 / 20 minutos, mas deixam uma horrível sensação de preocupação diante da possibilidade de novas ocorrências. Este fator dificulta bastante o relacionamento dessas pessoas com outras ao redor, o que afeta – em cheio – a rotina particular.

Outro temor que portadores do transtorno carregam é o de sofrerem um ataque cardíaco, já que, como já contamos acima – no transcurso das crises – sentem o coração bater em descompasso, muito mais rápido do que o normal.

Por conta disso, é mais do que corriqueiro que pessoas em crise acabem por procurar ajuda em pronto-socorros já que os sintomas do pânico são muito semelhantes aos da taquicardia.

Alguns estudos já revelaram que – ainda que as causas da síndrome do pânico sejam desconhecidas – a genética, temperamento explosivo, mudanças de funcionamento do cérebro e o uso de drogas podem desencadear a doença.

A síndrome do pânico costuma apresentar seus primeiros sinais durante o fim da adolescência, começo da vida adulta. O tratamento envolve medicamentos e acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Especialistas aconselham atenção aos sinais. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de refrear a evolução do quadro e, assim, impedir que as crises se tornem recorrentes.


[Fonte: www.gndi.com.br] 




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99