Pandemia de coronavírus assolando o mundo e ceifando milhares de vidas. Todos em estado de atenção máxima, muita tensão no ar.
O medo impera. Diante de uma ameaça com contornos globais, de forma instintiva, é comum que as pessoas acorram a remédios que – imaginam elas – podem protegê-las do perigo iminente. É aí que entram os anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.
Durante discurso recente, o ministro da Saúde da França acendeu um alerta sobre o uso desses medicamentos, no caso da covid-19, para fins de proteção / combate.
Amparado por um estudo publicado – também recentemente – na revista científica Lancet, a autoridade francesa afirmou: anti-inflamatórios como o ibuprofeno podem piorar a infecção pelo coronavírus.
Especialistas brasileiros também dizem que, apesar de não existirem evidências científicas robustas dessa associação, o ideal é evitar a utilização do remédio para o mal do momento enquanto outras pesquisas não forem feitas.
Mas por que os especialistas recomendam fortemente que, em caso de suspeita de covid-19, não se use – de forma alguma – qualquer tipo de anti-inflamatório, especialmente o ibuprofeno?
Bem, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) diz que o ibuprofeno deve ser evitado porque aumenta os níveis de um receptor que facilita a entrada do vírus nas células.
"O estudo traz um caso preliminar, hipotético, de que esse receptor facilitaria a entrada do vírus na célula. Essa recomendação de não utilização, portanto, é preventiva, até porque temos medicamentos alternativos para tratar os sintomas", diz Ludhmila Abrahão Hajjar, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da SBC.
Pois é, acontece que, diante da polêmica em torno do assunto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que está ciente das preocupações relativas ao uso do ibuprofeno por pacientes com o novo coronavírus, mas que não desaconselha o uso do medicamento nesse tipo de caso. Em nota divulgada, recentemente, sobre o assunto, a entidade disse que "não tem conhecimento de nenhum informe sobre efeitos negativos, além daqueles comuns que limitam seu uso em certas populações”.
– E agora, acreditar em quem? – você deve estar se perguntando aí.
Bom, pelo sim pelo não, enquanto os estudiosos fazem pesquisas para descobrir a cura da covid-19, para não ter que tomar remédio algum, faça a sua parte: fique em casa!
[Fonte: Terra // Saúde]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99