Como ficam as dívidas de alguém após sua morte?


A perda de alguém querido traz, sem dúvida, muita dor.

Não bastasse a tristeza instalada, a morte traz em seu bojo muitos – e igualmente penosos – processos burocráticos.

E eles se tornam ainda mais pungentes quando o chamado “de cujus” deixa bens a inventariar...e dívidas em aberto.

Pois é...dor de cabeça para os herdeiros.

Herdeiros. Importante prestar atenção a esse vocábulo. O primeiro passo para começar a desfazer o nó é saber quais familiares podem ser considerados herdeiros.

O tema é tratado no Código Civil da seguinte forma: podem ser considerados herdeiros necessários os descendentes (filho), em concorrência com o cônjuge/companheiro.

Se não tiver filhos, os ascendentes (pais) em concorrência com o cônjuge/companheiro sobrevivente. Se não tiver filhos, nem pais, o cônjuge/companheiro herdará tudo. Se não tiver filhos, nem pais, nem cônjuge/companheiro, os herdeiros serão os parentes colaterais (irmãos, primos, tios).

Muito bem, identificados os legatários, estes devem se apressar em cancelar todos os cartões do falecido para evitar juros e multa.

A partir disso, falando – especificamente – de possíveis dívidas deixadas para trás pelo (a) morto (a), de acordo com o art. 796 do Código de Processo Civil, quem paga as dívidas do falecido é o espólio.

A lei, em seu Artigo 796 diz que “...o espólio responde pelas dívidas do falecido, mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas dentro das forças da herança e na proporção da parte que na herança Ihe coube”.

Conclui-se, então, que filhos não pagam as dívidas dos pais, mas sim o espólio. Não existe herança de dívidas, tendo em vista que é o patrimônio do “de cujus” que será responsável pelo pagamento destas, seja o valor suficiente ou não.


[Fonte: ccmadvogadospa.jusbrasil.com.br]





Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99