A história do Natal


25 de dezembro!

Chegamos, enfim, ao Natal deste ano pandêmico. 

Será que você conhece – direitinho – a história do registro no calendário?

Neste dia, a maioria dos países que seguem o Cristianismo celebra o nascimento de Jesus Cristo, considerado como o Filho de Deus e uma das três pessoas da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai. 

No entanto, já é de amplo conhecimento que – nem nos Evangelhos, nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo – há provas ou evidências de que ele tenha nascido exatamente no dia 25 de dezembro.

Mas então...por que seguimos comemorando o referido nascimento no dia em questão?

Retrocedendo na linha da História temos que – após a morte e ressurreição de Cristo, por volta de 33 d.C. – formaram-se, ainda no Oriente Médio, as primeiras comunidades cristãs. 

Logo, elas se espalharam por outras regiões (como a Ásia Menor e a Anatólia), que integravam os domínios do Império Romano.

Lógico que, rapidamente, pregadores cristãos chegaram a Roma e por lá também se disseminaram. Foi dessa forma que se deu a expansão do Cristianismo dentro dos domínios do Império Romano e que as datas de celebração aos antigos deuses romanos foram assimiladas e transformadas pelos cristãos.

Muito bem, uma dessas datas era justamente o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível).

Á medida em que a parte ocidental do Império Romano deteriorava-se com as invasões bárbaras, o Cristianismo ganhou mais espaço e maior influência.

Foi assim que a data até então dedicada a Mitra foi transformada no dia do nascimento do Deus Filho, o Salvador da Humanidade, que traz a remissão dos pecados e a esperança da ressurreição da carne, do mesmo modo como o Sol traz a esperança das colheitas após o inverno.

A metáfora do Sol foi então traduzida para a figura de Cristo e é por este motivo que, em 25 de dezembro, o mundo celebra o Natal.

 

[Fonte: Mundo Educação] 




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99