A história do Natal

A história do Natal
  •  

25 de dezembro!

Chegamos, enfim, ao Natal deste ano pandêmico. 

Será que você conhece – direitinho – a história do registro no calendário?

Neste dia, a maioria dos países que seguem o Cristianismo celebra o nascimento de Jesus Cristo, considerado como o Filho de Deus e uma das três pessoas da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai. 

No entanto, já é de amplo conhecimento que – nem nos Evangelhos, nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo – há provas ou evidências de que ele tenha nascido exatamente no dia 25 de dezembro.

Mas então...por que seguimos comemorando o referido nascimento no dia em questão?

Retrocedendo na linha da História temos que – após a morte e ressurreição de Cristo, por volta de 33 d.C. – formaram-se, ainda no Oriente Médio, as primeiras comunidades cristãs. 

Logo, elas se espalharam por outras regiões (como a Ásia Menor e a Anatólia), que integravam os domínios do Império Romano.

Lógico que, rapidamente, pregadores cristãos chegaram a Roma e por lá também se disseminaram. Foi dessa forma que se deu a expansão do Cristianismo dentro dos domínios do Império Romano e que as datas de celebração aos antigos deuses romanos foram assimiladas e transformadas pelos cristãos.

Muito bem, uma dessas datas era justamente o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível).

Á medida em que a parte ocidental do Império Romano deteriorava-se com as invasões bárbaras, o Cristianismo ganhou mais espaço e maior influência.

Foi assim que a data até então dedicada a Mitra foi transformada no dia do nascimento do Deus Filho, o Salvador da Humanidade, que traz a remissão dos pecados e a esperança da ressurreição da carne, do mesmo modo como o Sol traz a esperança das colheitas após o inverno.

A metáfora do Sol foi então traduzida para a figura de Cristo e é por este motivo que, em 25 de dezembro, o mundo celebra o Natal.

 

[Fonte: Mundo Educação] 




Ultimas Notícias

Dia Mundial daquele (a) que reabilita pessoas: o (a) terapeuta ocupacional

Postado por:

Ei, terapeuta ocupacional, hoje é seu dia!

LEIA MAIS

2022 vem aí! Confira o MBA em “Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais” oferecido pela Unincor

Postado por:

E 2021 vai avançando a passos largos. Já estamos quase na segunda quinzena de janeiro! Muito bem, a partir dessa constatação, conta aqui para a gente....

LEIA MAIS

Você sabe o que é Marketing Político?

Postado por:

Vamos conversar sobre Marketing Político?

LEIA MAIS

UninCor oferece curso de pós, à distância, em “Tecnologias Aplicadas à Educação”

Postado por:

Graduado (a) em Educação, agora que um novo ano começou e que o tormento causado pela Covid-19 parece que começa a perder força.

LEIA MAIS

Tecnologia na Educação: conheça alguns dos muitos benefícios

Postado por:

Com o coronavírus “à solta”, 2020, sem dúvida, foi o ano que ficará marcado na história da Humanidade como aquele em que coisas impensáveis aconteceram: 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99