Microsoft e Mombak: Uma Parceria que Impulsiona a Educação em Sustentabilidade e Gestão Ambiental


A Microsoft firmou um grande contrato com a startup brasileira Mombak, como parte do plano da gigante da tecnologia de se tornar negativa em carbono até 2030. A Mombak, fundada por Peter Fernandez, ex-CEO da 99, e Gabriel Haddad Silva, ex-CFO do Nubank, se destaca na prática comum de investir em créditos de carbono para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Este acordo envolve a compra de 1,5 milhão de créditos de carbono, equivalentes a 1,5 milhão de toneladas de carbono removidas da atmosfera, até 2032. A Mombak irá adquirir terras desmatadas e degradadas, reflorestá-las e, em seguida, verificar e vender esses créditos de carbono para a Microsoft. Este processo permitirá o plantio de 25 florestas em áreas desmatadas, que deverão abrigar 30 milhões de árvores, em uma área um pouco menor que 30 mil hectares ou 19 cidades de São Paulo.


Brian Marrs, diretor sênior de energia e remoção de carbono da Microsoft, destacou a importância de investir em projetos como o da Mombak, que proporcionam benefícios sociais e ambientais significativos. A Microsoft já contratou a remoção de 7 milhões de toneladas de carbono nos últimos três anos, e este acordo é o maior negócio da empresa na área de créditos de carbono.


Além do contrato com a Microsoft, a Mombak recentemente fechou um acordo com a equipe de Fórmula 1 McLaren Racing por US$50 a tonelada, um valor cerca de 10 vezes maior do que a média do mercado. A startup já levantou US$100 milhões em investimentos de nomes como Bain Capital Partnership Strategies, Axa e a Rockfeller Foundation.


Com o reflorestamento em terras brasileiras se tornando o principal meio da Microsoft atingir seus objetivos ambientais, espera-se que muitas outras empresas vejam o mercado brasileiro como uma grande oportunidade de reduzir as emissões de CO2. A meta da Mombak é remover 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2030 e a empresa planeja captar um novo fundo de reflorestamento no próximo ano para impulsionar ainda mais suas iniciativas de restauração na Amazônia.


A parceria entre a Microsoft e a Mombak, startup brasileira de créditos de carbono, ilustra o crescente interesse das empresas em se tornar mais sustentáveis e reduzir sua pegada de carbono. Este cenário abre uma ampla gama de oportunidades para profissionais que desejam ingressar e se especializar nesta área. Por isso, separamos alguns cursos que podem ajudar nessa jornada de aprendizado e especialização em sustentabilidade e redução de pegada de carbono:


1. Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental: Este curso oferece uma visão abrangente sobre a legislação ambiental, políticas de sustentabilidade e técnicas de auditoria. Os alunos aprenderão a avaliar o impacto ambiental de diferentes atividades e a implementar estratégias de gestão ambiental eficazes.

2. Direito Ambiental: Este curso proporciona uma compreensão profunda das leis e regulamentos ambientais, tanto a nível nacional como internacional. Os alunos aprenderão a interpretar e aplicar essas leis, bem como a lidar com questões legais relacionadas à proteção ambiental.

3. Engenharia e Controle Ambiental: Este curso ensina os alunos a projetar e implementar soluções tecnológicas para problemas ambientais. Eles aprenderão sobre diferentes tecnologias de controle ambiental e como aplicá-las em situações reais.

4. Gestão e Licenciamento Ambiental: Este curso aborda os processos de obtenção e manutenção de licenças ambientais. Os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de licenças, os requisitos para obtê-las e como gerenciar o processo de licenciamento.

5. Finanças e Controladoria: Este curso ensina os alunos a gerenciar as finanças de uma organização, incluindo planejamento financeiro, análise de investimentos e controle orçamentário. Isso é especialmente relevante para aqueles que desejam trabalhar em empresas que investem em créditos de carbono ou outras iniciativas ambientais.

6. MBA em Gestão Empresarial: Este curso oferece uma visão geral das diferentes áreas de gestão de uma empresa, incluindo estratégia, marketing, finanças e recursos humanos. É uma ótima opção para aqueles que desejam assumir cargos de liderança em empresas focadas em sustentabilidade.

7. MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Este curso foca na relação entre negócios e sustentabilidade. Os alunos aprenderão a desenvolver estratégias de negócios que promovam o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental.


A parceria entre a Microsoft e a Mombak ilustra a crescente importância das iniciativas ambientais no mundo dos negócios. Ao se especializar em cursos relevantes, os profissionais podem se preparar para aproveitar as oportunidades nesse campo em expansão. Seja você um profissional de finanças, um engenheiro ou um especialista em direito, há um lugar para você no mundo do meio ambiente e da sustentabilidade.

 

Referência: EXAME. Microsoft fecha mega contrato de créditos de carbono com brasileira Mombak.




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99