ENTENDA OS RISCOS DE USAR CASCAS DE FRUTAS NA PELE


Uma participante do programa BBB 24 chamou atenção ao inovar, utilizando cascas de laranja e banana como parte da decoração de suas roupas.

A ideia, embora criativa, trouxe à tona uma preocupação importante relacionada à saúde da pele. Especialistas alertam para os riscos associados ao contato direto da pele com cascas de frutas, especialmente quando expostos ao sol.

Especialistas em cuidados com a pele explicam que o contato com cascas de certas frutas, seguido de exposição ao sol, pode desencadear uma reação inflamatória intensa conhecida como fitofotodermatite. Esta condição pode manifestar-se através de vermelhidão, bolhas e, em casos graves, queimaduras. Frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, são particularmente conhecidas por esse efeito, mas outras, como mamão e abacaxi, também podem causar reações similares, embora em menor intensidade.

A causa dessa reação é a presença de substâncias chamadas furocumarinas ou psoralênicos nas frutas, que aumentam a sensibilidade da pele à luz solar, resultando em queimaduras e possíveis manchas. No entanto, vale ressaltar que a banana, uma das escolhas da participante do programa, geralmente não causa esse tipo de reação.

Apesar de algumas cascas de frutas poderem oferecer benefícios pontuais, como o alívio de coceiras no caso da casca de banana, os especialistas são unânimes em afirmar que os riscos superam os possíveis benefícios. Eles recomendam práticas mais seguras e comprovadas para o cuidado com a pele.

Para profissionais da área de saúde, estética e bem-estar que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a interação entre substâncias naturais e a saúde da pele, a UninCor oferece cursos de pós-graduação que podem ser extremamente valiosos. Cursos como Estética: Corporal e Facial, Fisioterapia Dermatofuncional, Nutrição Clínica Avançada e Saúde Integral e Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva oferecem uma base sólida de conhecimento sobre como promover a saúde e o bem-estar de forma segura e eficaz, considerando tanto os benefícios quanto os riscos das substâncias naturais.

Esses cursos são projetados para fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para entender profundamente as melhores práticas no cuidado com a pele e o corpo, utilizando tanto abordagens tradicionais quanto inovadoras. Se você é um profissional que busca se destacar na sua área, considerar um desses cursos pode abrir novas portas e expandir seu leque de habilidades e conhecimentos.


Referência: CNN BRASIL. Saiba qual é o risco do contato de cascas de frutas com a pele. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/saiba-qual-e-o-risco-do-contato-de-cascas-de-frutas-com-a-pele/. Acesso em: 5 abr. 2024.




Últimas Notícias

NOVAS DIRETRIZES NO AMBIENTE DE TRABALHO MOTIVAM PROFISSIONAIS A REAVALIAR O HOME OFFICE

Postado por:

Introdução ao Cenário Atual. A pandemia de covid-19 foi um divisor de águas no que diz respeito ao ambiente de trabalho, introduzindo o conceito de home office em larga escala.

LEIA MAIS

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99