O assunto é movimento. Quais são as reais possibilidades de portadores da Síndrome de Down em se tratando de atividade física?


Quando você pensa em síndrome de Down e atividade física, o que te vem à cabeça no que tange à capacidade de movimento?

Será que portadores da SD se movimentam da mesma forma que aqueles que não tem a doença genética?

Muitos estudos já foram realizados com o intuito de responder a esta pergunta.

Por meio dessas averiguações, por exemplo, já se concluiu que o desenvolvimento motor acontece de maneira contínua, sequencial e progressiva. E que cada etapa desse processo reflete um estado de organização particular do comportamento motor. 

Uma das etapas que recebeu atenção específica de muitos pesquisadores foi a dos padrões fundamentais de movimento (também conhecidos por habilidades básicas).

Em geral, os estudos convergem para o fato de que, em termos de aquisição de habilidades específicas, facilidade ou dificuldade têm relação direta com o nível de desenvolvimento atingido na fase de aquisição dos padrões fundamentais de movimento.

Considerando as habilidades e sua respectiva natureza seriada (ou o conjunto de habilidades discretas sequenciadas que se transformam em ação habilidosa nova e mais complexa), as pesquisas indicam que elas sempre vão envolver a combinação de componentes mais simples.

Estudos também já foram conduzidos com o intuito de avaliar o nível de desenvolvimento dos movimentos fundamentais (como arremessar e correr). Os resultados apontaram que essas habilidades se desenvolvem – em portadores da SD – normalmente, mesmo que de modo mais lento (se comparado com crianças normais).

[Fonte: Portal da Educação Física]




Últimas Notícias

ENTENDENDO A LEVE ALTA NA PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE MARÇO E SUAS IMPLICAÇÕES

Postado por:

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou um aumento modesto de 0,36%, com destaque para o setor de Alimentação e Bebidas, que registrou um crescimento de 0,91% nos preço

LEIA MAIS

LEI DE IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS APÓS UM ANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Postado por:

Um ano após a implementação da Lei nº 14.611, que visa enfrentar a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, o país analisa os primeiros resultados.

LEIA MAIS

ALARMANTE CRESCIMENTO DA OBESIDADE: UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

Postado por:

A obesidade, uma das mais graves crises de saúde pública do século XXI, continua a crescer em uma taxa alarmante ao redor do mundo, afetando tanto adultos quanto crianças. Este aumento não apenas representa um desafio significativo para os sistemas de LEIA MAIS

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2024

Postado por:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou mais cedo, com o intuito de combater a circulação antecipada dos vírus respiratórios, incluindo o I

LEIA MAIS

CELEBRE E REFLITA: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Postado por:

No dia 22 de março, o mundo inteiro se une para celebrar um dos recursos mais preciosos da Terra: a água. Mas, mais do que uma celebração, este dia é um convite à reflexão e à ação. Afinal, sem água, não

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99