Atividade física na escola: fundamental para formar – na integralidade – os cidadãos do futuro


Chega aqui mais perto e responde para a gente....Você gostava de fazer a aula de Educação Física quando estava na escola?

Sim, a gente sabe que você fazia, o currículo escolar obrigava, mas a pergunta é: você fazia por que gostava ou porque era obrigado(a)?

Torcemos para que a sua resposta tenha sido a primeira, ou seja, que praticava esporte na escola porque gostava da ideia de mexer o corpo e, dessa forma, ser mais saudável.

Mas muitos foram os que participaram da aula de Educação Física bastante contrariados (ou simplesmente fugiram dela). Muitos foram e, pior, ainda são.

Mas o que fazer para tornar a Educação Física mais, digamos, atraente? Como conseguir que alunos entendam a importância dessa disciplina do currículo escolar?

O segredo está na forma escolhida para a proposta das atividades, para a aplicação da aula em si.

Não se pode perder de vista – jamais – que, seja na infância ou na adolescência, a Educação Física tem papel fundamental, importantíssimo, para o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades cujo domínio será primordial no transcorrer da vida do(a) jovem.

E não somos nós que estamos falando. Profissionais atuantes há muito tempo na área, pesquisadores do assunto, são unânimes ao dizer que a educação física escolar é fundamental para – na fase da educação infantil – proporcionar a vivência das atividades motoras e depois – no Ensinos Fundamental 2 e  Médio – para melhorar e aprimorar não só habilidades básicas, como também específicas. No Ensino Médio, o(a) aluno(a) ainda pode ser instrumentalizado(a) para que tome gosto pela atividade física e conscientize-se do quão importante esta é para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Quem sabe, no futuro, não vire até um(a) atleta profissional?

Pois é, são inúmeras as possibilidades deflagradas pela boa aplicação da educação física escolar.

A principal delas é a de contribuir – por meio do esporte – para a formação dos cidadãos do futuro.

Por isso, professor(a) de Educação Física que está lendo essa conversa, criatividade e capacidade de integração da turma são itens obrigatórios no seu repertório profissional

[Fonte: Portal da Educação Física]




Últimas Notícias

ENTENDENDO A LEVE ALTA NA PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE MARÇO E SUAS IMPLICAÇÕES

Postado por:

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou um aumento modesto de 0,36%, com destaque para o setor de Alimentação e Bebidas, que registrou um crescimento de 0,91% nos preço

LEIA MAIS

LEI DE IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS APÓS UM ANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Postado por:

Um ano após a implementação da Lei nº 14.611, que visa enfrentar a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, o país analisa os primeiros resultados.

LEIA MAIS

ALARMANTE CRESCIMENTO DA OBESIDADE: UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

Postado por:

A obesidade, uma das mais graves crises de saúde pública do século XXI, continua a crescer em uma taxa alarmante ao redor do mundo, afetando tanto adultos quanto crianças. Este aumento não apenas representa um desafio significativo para os sistemas de LEIA MAIS

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2024

Postado por:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou mais cedo, com o intuito de combater a circulação antecipada dos vírus respiratórios, incluindo o I

LEIA MAIS

CELEBRE E REFLITA: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Postado por:

No dia 22 de março, o mundo inteiro se une para celebrar um dos recursos mais preciosos da Terra: a água. Mas, mais do que uma celebração, este dia é um convite à reflexão e à ação. Afinal, sem água, não

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99