Precisamos falar sobre o desmatamento da Amazônia


Quantas vezes você já não ouviu a respeito do avanço – desenfreado – do desmatamento na Amazônia?

Inúmeras, não?

Para quem não está na região e só ouve, repetidas vezes, notícias a respeito dela, a sensação pode até ser a de que o enorme tapete verde – que conta com 5.500.000 km2 de extensão (60% em território brasileiro) – é infinito e resistirá, para sempre, à ação predatória do homem.

Mas a realidade é bem diferente.

O chamado “Arco do Desmatamento”, na Amazônia, tem 500 mil km2 de terras (que passam pelo Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre). É nesta área – onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta – que acontecem os confrontos mais violentos entre quem protege o verde e quem quer desmatar para garantir sua sobrevivência.

Uma matéria, recente, publicada no jornal britânico The Guardian trouxe números tão grandiosos quanto a Amazônia, porém, perturbadores.

O texto informa que até 95% do desmatamento na região é ilegal, impulsionado por garimpeiros, pecuaristas e pequenas propriedades rurais irregulares, bem como pelas novas áreas de incursão abertas por projetos de infraestrutura (como estradas e represas). O jornal segue contando que, de acordo com as autoridades ambientais, cerca de 80% das áreas desmatadas tornam-se pastos e que, ainda que o desmatamento no Brasil seja, hoje, muito menor do que no pico registrado em 2004 (quando uma área maior do que a Macedônia foi dizimada), a área atingida vem aumentando, a olhos vistos, de 2012 para cá.

Fica a impressão de que, por vezes, é preciso que estrangeiros façam um raio-x da situação para que acordemos da letargia e possamos entender que é na nossa casa que tamanha agressão ao meio ambiente está acontecendo.

Você tem ideia do tamanho da Macedônia?

[Fonte: G1// Nova Ética Social] 




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99