Você deve se lembrar que – pouco tempo atrás – um banco brasileiro lançou a campanha “Leia Para Uma Criança”. A ação consistia em convidar adultos a enviarem seus endereços para que pudessem receber em casa – de graça – livros infantis.
A despeito da – inegável – jogada de marketing para reforço da marca, o que observamos foi uma excelente ferramenta da qual se lançou mão para falar ao maior número possível de pessoas sobre umas das principais formas de abrir as portas do conhecimento: o estímulo à leitura.
E, no Brasil, tal atividade – apesar de importantíssima – anda cada vez mais em baixa.
De acordo com as estimativas contidas em um relatório (sobre a crise da aprendizagem) produzido pelo Banco Mundial, com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), os estudantes brasileiros podem demorar mais de 260 anos para atingir a proficiência em leitura dos alunos dos países ricos.
Assustador, não?
Para você saber, o Pisa é uma prova coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicada – a cada três anos – para 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Entre outros itens, o teste avalia o conhecimento dos alunos em leitura, Ciências e Matemática.
É importante que saibamos que todos nós podemos contribuir para a reversão deste quadro. Todos nós podemos ajudar uma criança a se interessar pela leitura. No futuro, este hábito será determinante para que ela se torne um adulto hábil na arte da comunicação e da interpretação de mensagens recebidas.
Pegando carona no slogan da campanha do banco que citamos lá no começo, e você...já leu para uma criança hoje?
[Fonte: Portal G1 // Educação]
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