Confira dicas de atividade esportiva para propor nas aulas com a molecada do Ensino Fundamental, professor (a) de Educação Física!


Bom, o cenário é o seguinte: faz pouco tempo que você se formou em Educação Física, é um (a) jovem professor (a) e...vai começar a carreira dando aulas para a molecada do Ensino Fundamental.

Que maravilha!

Como dar conta de tanta energia reunida se, com pouca experiência, você ainda não está muito familiarizado (a) com essa história de impor autoridade para a garotada e, ainda assim, continuar sendo o (a) professor (a) legal que ajuda a turma a entender a importância que tem a atividade física?

O caminho mais fácil – por isso mesmo, o mais adotado – é optar por atividades simples que gastem a energia do pessoalzinho. Exemplo? Pega-pega.

Pois é, este é o caminho mais fácil, mas existem outras atividades que, propostas, podem tornar as aulas muito mais divertidas.

Quer ver?

Então chega mais...

Mas, antes, precisamos te contar que, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o currículo de Educação Física propõe o ensino da cooperação entre colegas e a criação de regras para brincadeiras em equipe. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a disciplina pode ajudar os alunos a entenderem as diferenças culturais e individuais.

Isto entendido, vamos a algumas sugestões...

A primeira é “Bola na Torre”. Lembra um pouco o basquete porque o objetivo é encestar a bola. No entanto, o grau de dificuldade é maior porque a tabela fica em movimento. A atividade desenvolve habilidades corporais (como a pontaria) e sociais (visto que exige trabalho em grupo).

A seguir vêm as antigas brincadeiras de rua, só que adaptadas. Lembra do “Balança Caixão”? Começa quando uma criança é balançada por dois colegas que seguram seus braços e pernas. Os outros cantam: “Balança, caixão, balança, você. Dá um tapa nas costas e vai se esconder!”. Quando a música termina, a criança que estava suspensa é deixada no chão (com cuidado). Ela vai contar até 30, com os olhos fechados, para que os colegas se escondam.

Também tem o “Pinobol”. Aqui, você, professor (a), vai providenciar cones de plástico (entre 7 e 15) que serão espalhados pelo pátio. Os estudantes serão divididos em duas equipes (e formarão duas filas indianas, uma ao lado da outra). Competirão dois alunos de cada vez. O jogador da equipe A tentará “queimar” o adversário com uma bola. O da equipe B, enquanto isso, tentará derrubar os cones (o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo).

Sempre que um aluno da equipe B for atingido, será substituído por outro. O mesmo acontecerá com os alunos da equipe A, ao arremessarem a bola. Quando a fila terminar, os papéis irão se inverter. Ganhará a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo (se não houver cones é possível usar baldes, cadeiras de plástico ou bancos).

Então?

Gostou das ideias?

Mãos à obra!

[Fonte: Portal da Educação Física] 




Últimas Notícias

Alerta de Saúde: Reconhecendo os Sintomas da Dengue para Prevenção e Tratamento Adequado"

Postado por:

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas de água parada. É fundamental reconhecer os sintomas da dengue para buscar tratamento adequado e prevenir complicações

LEIA MAIS

Dez Alimentos Essenciais para um Coração Saudável que Você Deve Ter em Casa

Postado por:

Em busca de uma vida mais saudável, muitos se perguntam sobre os melhores alimentos para manter o coração em forma. 

LEIA MAIS

A Crescente Preocupação com a Saúde Hepática: Fígado Gorduroso, Obesidade e Hepatopatia

Postado por:

A saúde do fígado tem se tornado uma preocupação crescente entre especialistas da área médica devido ao aumento significativo nos casos de fígado gorduroso,

LEIA MAIS

Alerta de Saúde: Febre Oropouche e a Importância de Reconhecer os Sintomas

Postado por:

A Febre Oropouche é uma doença viral transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados, como os do gênero Culicoides. Originária da América Latina, essa doença tem preocupado as autoridades de saúde dev

LEIA MAIS

Março Lilás Alerta para a Prevenção do Câncer de Colo do Útero

Postado por:

Em março, o mundo se veste de lilás para conscientizar sobre uma das doenças que mais afeta mulheres em todo o globo: o câncer de colo do útero. A iniciativa, conhecida como Março Lilás, tem como objetivo principal alertar sobre a importância da LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99