Nos tempos complicados em que vivemos, poucas habilidades têm sido tão valorizadas no mercado de trabalho como a de negociar.
Toda e qualquer negociação nada mais é do que um evento que busca por acordo satisfatório, mútuo, que objetiva alcançar resultados eficazes, mas, principalmente, otimizados.
Mas será que todos detêm a capacidade de negociar?
É preciso lembrar que, para tal “operação”, são necessários preparação, habilidade, talento e experiência.
Mesmo que você tenha pensado aí que, definitivamente, não nasceu com capacidade de negociação, como tudo na vida, há possibilidades de treinar para não fazer feio se tal ação for necessária, sabia?
Verdade!
Estudos feitos por especialista já apontaram que, além de identificar problemas e falhas na administração, uma boa direção para seguir – com o intuito de proceder com a negociação – é aplicar seus quatro elementos fundamentais: a legitimidade, a informação, o tempo e o poder.
Uhmmm...
Para você ter uma breve ideia de cada um deles:
Legitimidade => é o pressuposto básico e realista de possibilidade, alcance e realização do objetivo, assim como das possíveis alternativas para sua consolidação;
Informação => jamais dê sequência a um processo de negociação se toda a informação não estiver sob seu efetivo controle;
Tempo => administrar o elemento tempo, de forma conveniente, define quem está no comando. Conseguir estabelecer uma agenda de negociação com o “oponente” é o primeiro passo e facilitar bastante o controle temporal;
Poder => é necessário que se estabeleça a amplitude do poder de cada um dos envolvidos na negociação, a fim de que ocorra condução do processo e decisão do que é necessário para obtenção do melhor acordo.
E então? Que tal treinar?
Especialistas afirmam que, com estes quatro elementos fundamentais (e a ética sob controle), qualquer pessoa estará instrumentalizada para encontrar os melhores resultados em processos de negociação.
Boa sorte!
[Fonte: Portal Administradores]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99