Saiba como a alimentação contribui para a saúde ao longo da vida


Qual é a sua relação com a comida?

Sabia que existem “sete idades” do apetite?

Pois é, a sensação que conhecemos por fome muda no decorrer da vida, à medida que vamos envelhecendo. 

E é importantíssimo saber disso porque uma melhor compreensão de cada fase pode ajudar muito no desenvolvimento de novas maneiras de lidar tanto com a ingestão insuficiente quanto em excesso de alimentos (evitando, assim, consequências para a saúde como a subnutrição e a obesidade).

Na primeira década, por exemplo, o corpo passa por um crescimento rápido. Visto que o comportamento alimentar desenvolvido no início da vida pode se prolongar até a idade adulta, nesta etapa as crianças devem experimentar algum controle, especialmente em relação ao tamanho das porções. Se for forçada pelos pais – por exemplo – a “limpar o prato”, esta criança pode, aos poucos, parar de se orientar pela sensação de fome e, mais adiante, passar a comer excessivamente.

A segunda década (que vai dos 10 aos 20 anos), envolve a chegada da puberdade. A forma como o adolescente vai lidar com a alimentação durante essa fase moldará seu estilo de vida nos anos seguintes.

A terceira década (dos 20 aos 30 anos) traz consigo mudanças no estilo de vida (que podem ser traduzidas por entrar na faculdade, casar, ter filhos, etc). Tais alterações podem favorecer o ganho de peso nesta fase. E a má notícia é: uma vez acumulada, a gordura corporal pode ser difícil de perder.

Dos 30 aos 40 anos, o indivíduo está na quarta década da vida. Nessa fase, a vida profissional adulta impõe desafios bem diferentes do simples ronco do estômago. O estresse, responsável por mudanças no apetite e hábitos alimentares de 80% da população, pode fazer com que uma pessoa se empanturre de comida ou, simplesmente, perca a vontade de comer.

Na quinta década, que vai dos 40 aos 50 anos, entramos em contato com o termo “dieta”, que tem por origem a palavra grega “diaita”, que significa "estilo de vida, modo de viver". É nesta faixa etária que os adultos costumam mudar seus hábitos em decorrência de problemas de saúde. No entanto, para muita gente, essa mudança simplesmente não acontece. E a falsa sensação de que está tudo bem (quando, na verdade, diversas doenças demoram anos para se manifestar e outras têm sintomas "invisíveis") contribui para a resistência à readequação dos hábitos.

Dos 50 aos 60 anos (a sexta década), é muito importante que – além de praticar exercícios físicos – adote-se uma dieta saudável e variada para reduzir os efeitos do envelhecimento.

A sétima década (que vai dos 60 aos 70 anos) representa um grande desafio em termos de nutrição. É que nesta fase (e dela em diante), acontece a redução de apetite e aparece a falta de fome. Tal alteração leva à perda de peso não intencional e a uma fragilidade maior.

É preciso lembrar que, ao longo da vida, os alimentos – mais do que apenas combustível – ocupam espaço de experiência social e cultural a ser desfrutada. 

Por isso, é fundamental que todos nos esforcemos para enxergar todas as refeições como uma oportunidade de usufruir da comida e dos efeitos positivos que os alimentos certos podem ter sobre nossa saúde.

[Fonte: G1 // Bem Estar] 




Últimas Notícias

O que você precisa saber sobre alimentação e dieta

Postado por:

E eis que um belo dia você acordou determinado (a), super disposto (a) mesmo e anunciou para que quisesse ouvir: "Hoje começo minha dieta! Vou emagrecer!".

LEIA MAIS

Você se alimenta adequadamente? Saiba um pouco mais sobre os macronutrientes

Postado por:

Será que você tem a real noção da forma como se alimenta e da importância de saber mais sobre o que põe para dentro do seu organismo?

LEIA MAIS

Unincor oferece curso de pós-graduação, à distância, em “Treinamento, Exercício Físico e Saúde”. Aprimore-se, profissional de Educação Física!

Postado por:

Apresentamos para você, profissional de Educação Física, o curso de pós-graduação em “Treinamento, Exercício Físico e Saúde”.

LEIA MAIS

Hoje, o mundo celebra a Saúde!

Postado por:

Saúde. O que é ser saudável, você sabe?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99