15 de março, Dia do Consumidor!
Dia de todos nós, não é mesmo? Afinal de contas, todos os dias, das mais diferentes maneiras, consumimos alguma coisa.
A data foi estabelecida com a intenção de proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor. E o intuito não é apenas o de resguardar as pessoas que compram, mas, também – e especialmente – o de lembrar empresas e lojas do compromisso que assumiram de respeitar todas as leis que protegem os seus clientes.
Mas, afinal, quem pode ser encaixado na condição de consumidor?
Todos aqueles aos quais sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos (destinados a uso não profissional) por empresas ou pessoas que exerçam – com caráter profissional – uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.
Viu aí? Ou seja...todos nós!
Mas como ocorreu a escolha do dia específico?
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído – pela primeira vez – em 1962, por John Kennedy, presidente dos Estados Unidos. A data foi registrada no calendário americano como instrumento de proteção aos interesses dos consumidores daquela nação.
Em 1985, passados 23 anos da inciativa de Kennedy, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor baseando-se nas Diretrizes das Nações Unidas.
Agora que você já soube um pouco sobre a data comemorativa de hoje, muita atenção na hora de fazer suas aquisições por aí e...
...Feliz Dia do Consumidor!
[Fonte: www.calendarr.com]
“A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.
LEIA MAISAs exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99