Nas profundezas dos oceanos existem inteligências consideradas como extraterrestres, sabia? São os polvos! Veja “como funcionam” esses gigantes dos mares


E então você consegue uns dias de folga no cotidiano corrido, resolve ir aproveitá-los à beira mar e...“nossa, que bela escolha eu fiz!”, você pensa.

Fez mesmo, viu?

O mar – embora fisicamente longe de muitos brasileiros – está em muitas das frases que usamos, em nosso dia a dia, para aliviar tensões.

Ah, não acredita?

O que acha de “mar calmo nunca fez bom marinheiro”? Se você nunca a usou, certamente já escutou por aí.

Claro que existem as frases engraçadinhas que sempre nos fazem pensar em como temos um poderoso (e gratuito) remédio a alguns minutos de distância ou – para muitos – separado apenas por uma estrada, mas, ainda assim, não aproveitamos como deveríamos.

Algumas delas?

Vamos lá...

“Não é água com açúcar que acalma, é água com sal”.

“Há mares que vem para o bem”.

“Mar, doce lar”.

Opsss...falando em lar...

Lááá nas profundezas dos oceanos vive “um cara” que – podemos apostar – se você desse de cara, assim, sem prévio aviso, nunca mais iria querer se aproximar da imensidão líquida.

Não, não estamos falando do temido tubarão.

Trata-se do polvo, animal que, segundo o professor de filosofia australiano Peter Godfrey-Smith, “é o que temos, na Terra, de mais próximo ao encontro com um extraterrestre inteligente”.

Ufss!!

Já imaginou?

Ah, e olha...nem pense na Pérola, o fofinho polvo cor de rosa da animação “Procurando Nemo”, lááá de 2003, viu? Lembra dela?

No primeiro capítulo do livro “Outras mentes: O polvo e a origem da consciência”, lançado no início deste ano pela Todavia Livros, Godfrey-Smith explica o porquê da associação entre o singelo polvo e o que seria um extraterrestre muitíssimo inteligente.

Tá preparado (a) aí para saber?

Vamos lá. O ser marítimo em questão tem oito braços, três corações, um bico, centenas de ventosas que cheiram e sentem gosto, uma bolsa de tinta, um corpo inteiramente mole – capaz de mudar de forma e cor em frações de segundo – e 500 milhões de neurônios que garantem curiosidade, capacidade para aprender e um temperamento único a cada animal.

Ui!!

Uhm, mas...e a história de que, quando observamos um polvo com curiosidade, ele nos olha de volta, tão curioso quanto nós? É verdade? 

A professora da UFPR Erica Vidal, doutora em oceanografia biológica e especialista em cefalópodes, dá a resposta:

“Com toda a certeza, eles nos observam assim como os observamos. São animais extremamente curiosos, que interagem, analisam e aprendem. São chamados de 'alienígenas' porque não temos qualquer paralelo a eles entre os invertebrados, no oceano. Além disso, quem lida com esses animais é capaz de perceber que cada um deles tem um temperamento completamente diferente. Alguns lidam melhor com certas pessoas, outros não. Acredita-se até que são capazes de reconhecer feições humanas".

Vishhh...

Já imaginou?

Para encerrar, voltando às inúmeras frases que existem por aí e que fazem referência ao mar (estabelecendo paralelo com as melhores emoções humanas), se citarmos, por exemplo, a que diz “Que seja imenso e belo como o mar”, desde que não se trate – na verdade – de um polvo querendo “fazer amizade”, tá tudo bem, né?


[Fonte: https://epoca.globo.com]




Últimas Notícias

Hoje, o mundo celebra as Comunicações Sociais!

Postado por:

Já imaginou como seria viver sem as comunicações?

LEIA MAIS

Unincor oferece curso de pós, à distância, na área de Farmácia. Confira!

Postado por:

Farmacêutico (a), você – como qualquer outro profissional atuante no mercado – deve saber que estudar e se aprimorar é a melhor decisão que você pode tomar para fins de evoluir na carreira, certo?

LEIA MAIS

Confira dicas e orientações importantes para emagrecer

Postado por:

E o “projeto emagrecer” está em plena execução, hein?

LEIA MAIS

Universidade Vale do Rio Verde oferece três cursos de pós-graduação, à distância, na área de Tecnologia da Informação

Postado por:

Que tal um curso de aprimoramento profissional na área de Tecnologia da Informação, hein?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99