Pesquisa revela que, dentre os oceanos do planeta, o Ártico é o que conta com maior diversidade de vírus


Você já parou para pensar na vida existente láááá embaixo, no fundo dos oceanos?

Inúmeros estudos, realizados por pesquisadores do mundo todo, já nos trouxeram imagens maravilhosas, de tirar o fôlego mesmo, do ambiente que – devido à pressão – muitas vezes o ser humano só consegue chegar com equipamentos de alta tecnologia.

Nas entranhas líquidas do planeta podem ser encontrados peixes nunca vistos, de cores, tamanhos e belezas ímpares. Seres estranhos, feiosos, também habitam estes ambientes. E todos convivem em harmonia, claro, de acordo com as possibilidades da cadeia alimentar.

Pois é, mas nesta imensidão profunda também vivem – cientistas acabaram de informar ao mundo – 200 mil espécies de vírus diferentes.

Sabia dessa?

Não, né?

Agora já sabe.

Quem trouxe este dado foram pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.

Ao organizarem, por grupos, um mapa global de vírus encontrados nos oceanos da Terra, eles descobriram que – a cerca de quatro mil metros de profundidade, do Polo Norte ao Sul – vivem microrganismos que não são perigosos para nós, seres humanos, mas podem afetar a vida marinha (incluindo baleias, crustáceos e micróbios).

Ann Gregory – que agora é pesquisadora da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica – contou que quando os genes dos vírus de cada comunidade foram examinados foi possível registrar evidência de adaptação genética em diferentes zonas do oceano.

Para criar o tal mapa que citamos, Gregory e sua equipe analisaram amostras de água marinha de mais de 80 lugares do mundo todo e utilizaram dados da Tara Oceans (uma expedição realizada por pesquisadores ao redor do mundo entre 2009 e 2013 para coletar informações sobre a vida marinha).

O estudo (12 vezes maior do que as estimativas anteriores) concluiu que o local de maior diversidade viral é o Oceano Ártico. Por lá, um litro de água marinha tem mais de um bilhão de vírus.

Já imaginou?


[Fonte: https://revistagalileu.globo.com]





Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99