Não é novidade para ninguém que o cérebro humano é uma caixinha de surpresas e que, por mais que a Ciência já o tenha esquadrinhado inúmeras vezes, ainda há muito que descobrir sobre o que esta incrível máquina é capaz de fazer, certo?
Muito bem, quando você escuta uma daquelas histórias – que parecem saídas de enredo de HQ – sobre pais que levantam carros para salvar seus filhos, o que passa pela sua mente?
Assombro, podemos apostar.
De onde veio esta super força? De que jeito isso aconteceu? Como é possível que seres humanos adquiram características de super heróis quando se vêem em situações de risco?
Neurologistas e outros tantos especialistas vem se debruçando sobre o assunto há tempos. E o que as investigações nos indicam é que a tal força-master não é algo sobrenatural, não. Nós a carregamos dentro de nós.
Eita...Jura?
Verdade! Segundo os estudiosos, aparentemente, somos muito mais fortes do que imaginamos. O que acontece é que, por conta do nosso cotidiano, terminamos por não utilizar – com frequência – esta nossa capacidade.
As explicações científicas dão conta de que, diante de um grande estímulo externo (uma situação de vida ou morte, por exemplo), a adrenalina aumenta nossa respiração e a frequência cardíaca. Este processo vai fazer com que nossos músculos sejam inundados com sangue oxigenado (o que permite contrações mais fortes).
O resultado? Já dá para imaginar qual é. Um maior aproveitamento desses músculos e a redução – temporária – da dor.
É esta a explicação para o acesso humano à “super força”.
Vale lembrar que, depois que a situação de risco passa, o corpo vai se ressentir – e muito – do tal acesso à força antes desconhecida.
Logo, vai com calma aí na hora de virar o Hulk, ok?
Em situações de risco, por mais que o desespero tome conta, a recomendação é – sempre – procurar manter a calma e deixar que pessoas especializadas / treinadas assumam o comando.
[Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99