Enquanto o socorro não chega, compressões no tórax constituem a técnica certa para ressuscitação em caso de parada cardíaca


Uma das situações mais aflitivas que existem é quando alguém apresenta parada cardíaca, quem está por perto não sabe identificar os sinais e, em função disso, uma vida acaba por se perder rapidamente.

Conseguir diagnosticar – rápido – uma parada aumenta as possibilidades de ressuscitação. Depois que o coração para, as chances de a pessoa morrer aumentam 10% a cada minuto que passa.

Por isso, é fundamental chamar socorro – especializado – o mais rápido possível.

Mas quais são os sinais da parada cardíaca?

Anote aí para lembrar sempre: dor no abdômen (ou nas costas) que não passa; falta de ar ou dificuldade em respirar; dificuldade de falar de forma clara; formigamento no braço esquerdo; palidez e cansaço excessivo; náuseas e tonturas frequentes; suores frios.

Muito bem, a partir disso, enquanto a ajuda profissional não chega é possível ajudar quem está em situação de risco de morte com a técnica de ressuscitação.

Esqueça a respiração boca a boca, já tão disseminada por aí. Profissionais de saúde contam que a técnica não faz mais parte do protocolo de reanimação.

Se quiser ajudar alguém cujo coração esteja a ponto de parar, a recomendação é realizar compressões torácicas de forma que o coração volte, pelo menos, a cem batimentos por minuto.

Nesta compressão, o tórax de um adulto deve ser afundado até 5 cm. O de uma criança, 3 a 4 cm.

Mas o fundamental, mesmo, como já dissemos acima, é reconhecer os sinais e chamar socorro treinado para atender tal emergência. O mais breve possível.


[Fonte: iG // Saúde] 




Últimas Notícias

LEI DE IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS APÓS UM ANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Postado por:

Um ano após a implementação da Lei nº 14.611, que visa enfrentar a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, o país analisa os primeiros resultados.

LEIA MAIS

ALARMANTE CRESCIMENTO DA OBESIDADE: UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

Postado por:

A obesidade, uma das mais graves crises de saúde pública do século XXI, continua a crescer em uma taxa alarmante ao redor do mundo, afetando tanto adultos quanto crianças. Este aumento não apenas representa um desafio significativo para os sistemas de LEIA MAIS

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2024

Postado por:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou mais cedo, com o intuito de combater a circulação antecipada dos vírus respiratórios, incluindo o I

LEIA MAIS

CELEBRE E REFLITA: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Postado por:

No dia 22 de março, o mundo inteiro se une para celebrar um dos recursos mais preciosos da Terra: a água. Mas, mais do que uma celebração, este dia é um convite à reflexão e à ação. Afinal, sem água, não

LEIA MAIS

CELEBRANDO O DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN EM 21 DE MARÇO

Postado por:

O Dia Mundial da Síndrome de Down, reconhecido globalmente em 21 de março, é uma ocasião dedicada à celebração das vidas das pessoas com esta condição e à promoção de seus LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99