Enquanto o socorro não chega, compressões no tórax constituem a técnica certa para ressuscitação em caso de parada cardíaca


Uma das situações mais aflitivas que existem é quando alguém apresenta parada cardíaca, quem está por perto não sabe identificar os sinais e, em função disso, uma vida acaba por se perder rapidamente.

Conseguir diagnosticar – rápido – uma parada aumenta as possibilidades de ressuscitação. Depois que o coração para, as chances de a pessoa morrer aumentam 10% a cada minuto que passa.

Por isso, é fundamental chamar socorro – especializado – o mais rápido possível.

Mas quais são os sinais da parada cardíaca?

Anote aí para lembrar sempre: dor no abdômen (ou nas costas) que não passa; falta de ar ou dificuldade em respirar; dificuldade de falar de forma clara; formigamento no braço esquerdo; palidez e cansaço excessivo; náuseas e tonturas frequentes; suores frios.

Muito bem, a partir disso, enquanto a ajuda profissional não chega é possível ajudar quem está em situação de risco de morte com a técnica de ressuscitação.

Esqueça a respiração boca a boca, já tão disseminada por aí. Profissionais de saúde contam que a técnica não faz mais parte do protocolo de reanimação.

Se quiser ajudar alguém cujo coração esteja a ponto de parar, a recomendação é realizar compressões torácicas de forma que o coração volte, pelo menos, a cem batimentos por minuto.

Nesta compressão, o tórax de um adulto deve ser afundado até 5 cm. O de uma criança, 3 a 4 cm.

Mas o fundamental, mesmo, como já dissemos acima, é reconhecer os sinais e chamar socorro treinado para atender tal emergência. O mais breve possível.


[Fonte: iG // Saúde] 




Últimas Notícias

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99