Saiba como a bandagem elástica contribui com o tratamento fisioterapêutico


Vamos falar dos recursos da Fisioterapia?

Já ouviu algo sobre bandagem elástica? Sabe o que é?

A gente te explica...

Trata-se de uma bandagem funcional, com propriedades elásticas. A mais conhecida é a kinesio taping, criada em 1973, pelo Dr. Kenzo Kase.

Constituída 100% por fibras de algodão que contam com até 140% de elasticidade (para que possa grudar na pele), a bandagem apresenta uma cola especial, sem látex, que permite a respiração cutânea sem obstruções e que não cria atrito com a pele.

E qual é o objetivo de seu uso?

O recurso fisioterápico se presta a oferecer suporte externo aos tecidos moles, não limitando sua ação. A bandagem funcional promove estímulos mecânicos constantes na pele, que ativam receptores cutâneos sensíveis a alterações do sistema articular.

Tá...E?

E...que eles – os receptores cutâneos – se comunicam com tecidos profundos, promovendo o aumento do espaço intersticial, resultando em uma diminuição da pressão sobre os nocioceptores, diminuindo a dor e permitindo que a circulação e a linfa fluam mais livremente.

A bandagem funcional é muito utilizada no tratamento fisioterapêutico como apoio a outras técnicas específicas. Seu princípio maior é a promoção da adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a respectiva correção de posicionamento.

O recurso melhora a dor, a circulação sanguínea e linfática, estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrige desalinhamentos articulares, melhora a amplitude de movimento e diminui o espasmo muscular, atuando – dessa forma – na sinergia da contração muscular.

Registrado aí?


[Fonte: blogfisioterapia.com.br] 




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99