Saiba o que é TDAH e como o distúrbio afeta as crianças


TDAH. Já ouviu falar?

É a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, uma condição crônica que atinge um sem número de crianças ao redor do mundo.

Trata-se – para você entender bem – de uma questão que envolve hiperatividade, comportamento impulsivo e dificuldade de manter a atenção.

Crianças que se encontram nessas circunstâncias, em geral, têm problemas de autoestima, baixa performance na escola (ou no trabalho, quando são mais velhos) e apresentam conturbação nos relacionamentos interpessoais.

O passar do tempo pode, sim, amainar os sintomas, porém, indivíduos acometidos pela referida condição podem conviver com o transtorno durante a vida toda.

Será que existem estratégias que, uma vez aplicadas, podem ajudar pacientes a conviverem com a dificuldade de maneira mais saudável?

Segundo especialistas, existem sim!

Dentre elas estão os medicamentos e análises comportamentais que, claro, devem ser, sempre, prescritos e feitos por profissionais habilitados para tal. Tais recursos podem ajudar – e muito! – os pacientes.

Os sintomas – que começam a se manifestar antes dos 12 anos (mas em algumas crianças já pode ser percebidos antes dos 3) – podem ser percebidos, com maior incidência, em homens. Mas mulheres também podem apresentar o distúrbio.

Falando na ocorrência do transtorno nos sexos, há diferenças na forma como ele se apresenta. Em homens, o TDAH se manifesta por meio da hiperatividade. Em mulheres, através da desatenção.

E existem tipos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, viu?

São três: quando o sintoma mais aparente é a falta de atenção (caracterizado, por exemplo, por dispersão e dificuldade de seguir um planejamento diário); quando o comportamento tende a ser mais impulsivo (falar incansavelmente, dificuldade de esperar e inquietação são algumas das características) e, o terceiro, o mais comum, uma combinação dos dois anteriores.

As causas do problema ainda não foram 100% comprovadas pela ciência, mas já se sabe que genética, mau desenvolvimento do sistema nervoso central e exposições a alguns componentes químicos (como chumbo) podem contribuir.

 

[Fonte: www.gndi.com.br] 




Últimas Notícias

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99