Confira algumas tendências da área da Educação para 2020


2020 já começou, no Brasil, cheio de questões árduas na área da Educação. 

Basta lembrar das confusões provocadas – e dos muitos sonhos de ingresso no ensino superior interrompidos – por conta de erros de correção no ENEM. Bem sabemos que Educação é – universalmente – direito de todo cidadão e que se trata de um dos pilares mais importantes no que tange à construção do ser social, certo?

Muito bem, a partir disso, a despeito da escorregada que abriu o novo período, quais serão as tendências educacionais para os 366 dias que já começamos a viver?

Especialistas na área oferecem algumas dicas.

Uma das principais propensões, em 2020, para o setor da Educação é o que foi chamado de flexibilização curricular. A que se propõe tal recurso de ensino? A ideia é levar para a sala de aula a discussão sobre assuntos que estejam sendo discutidos pela sociedade e que façam parte do cotidiano dos estudantes. Exemplos? Vamos lá...

A sustentabilidade, os Direitos Humanos, tecnologia, igualdade social e questões de gênero. Dessa forma é possível adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno, o que torna a sala de aula um espaço mais democrático e inclusivo.

Outra inclinação bem forte para as práticas educacionais este ano é a do exercício do diálogo e da escuta. A partir dele, a proposta é a de que os jovens sejam instigados para o diálogo e que, por meio dele, possam se expressar sem amarras.

Há ainda mais um passo, o que prevê o incentivo de escuta por parte desses jovens para que estejam predispostos a ouvir outros pontos de vista – sobre um mesmo assunto – e respeitá-los.

Claro que a tecnologia também está em pauta. Nem poderia deixar de ser. Em um mundo cada vez mais conectado, Tecnologia e Educação devem andar de mãos dadas.

Dentre os muitos benefícios que este recurso pode trazer estão aulas mais atraentes que podem – efetivamente – fazer com que a aprendizagem ganhe contornos mais motivadores e encantadores.

É isso, em um mundo – inevitavelmente – digital, as tendências de Educação devem ser observadas e, na medida do possível, implementadas.

Todos os envolvidos no processo saem ganhando. Professores conseguem passar seus conteúdos de forma mais fluida e atrativa. E alunos aprendem mais rápido, de forma mais dinâmica e assertiva.


[Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br]




Últimas Notícias

ALÉM DA ANSIEDADE: COMO A GERAÇÃO Z ESTÁ REDEFININDO O FUTURO DO BEM-ESTAR NO TRABALHO

Postado por:

A chegada da Geração Z ao mercado de trabalho trouxe consigo uma nova onda de desafios e oportunidades, especialmente no que diz respeito à saúde mental.

LEIA MAIS

LONGEVIDADE: COMO VIVER MAIS E MELHOR COM 8 HÁBITOS SAUDÁVEIS

Postado por:

Uma Vida Mais Longa e Saudável: Práticas Que Podem Ajudar

LEIA MAIS

NOVA REGULAÇÃO EUROPEIA EXIGE COMPROMISSO AMBIENTAL E SOCIAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Postado por:

A União Europeia (UE) está estabelecendo novos padrões para o comércio internacional com uma legislação que promete transformar as relações comerciais globais.

LEIA MAIS

10 LIVROS IMPERDÍVEIS PARA QUEM DESEJA DOMINAR O MUNDO DAS FINANÇAS E INVESTIMENTOS

Postado por:

Navegar pelo mundo das finanças e investimentos pode parecer um labirinto para muitos. Com o objetivo de desmistificar esse universo e torná-lo mais acessível, apresentamos uma seleção criteriosa de livros que são verdadeiras bússolas para navegar com sucesso pelas águas, muitas vezes turbulentas, do mercado LEIA MAIS

ILHABELA INOVA COM PROJETO DE USINA PARA TRANSFORMAR ÁGUA DO MAR EM ÁGUA POTÁVEL

Postado por:

A cidade de Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo, está se preparando para um grande salto em direção à sustentabilidade e inovação em saneamento básico.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99