Confira algumas tendências da área da Educação para 2020


2020 já começou, no Brasil, cheio de questões árduas na área da Educação. 

Basta lembrar das confusões provocadas – e dos muitos sonhos de ingresso no ensino superior interrompidos – por conta de erros de correção no ENEM. Bem sabemos que Educação é – universalmente – direito de todo cidadão e que se trata de um dos pilares mais importantes no que tange à construção do ser social, certo?

Muito bem, a partir disso, a despeito da escorregada que abriu o novo período, quais serão as tendências educacionais para os 366 dias que já começamos a viver?

Especialistas na área oferecem algumas dicas.

Uma das principais propensões, em 2020, para o setor da Educação é o que foi chamado de flexibilização curricular. A que se propõe tal recurso de ensino? A ideia é levar para a sala de aula a discussão sobre assuntos que estejam sendo discutidos pela sociedade e que façam parte do cotidiano dos estudantes. Exemplos? Vamos lá...

A sustentabilidade, os Direitos Humanos, tecnologia, igualdade social e questões de gênero. Dessa forma é possível adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno, o que torna a sala de aula um espaço mais democrático e inclusivo.

Outra inclinação bem forte para as práticas educacionais este ano é a do exercício do diálogo e da escuta. A partir dele, a proposta é a de que os jovens sejam instigados para o diálogo e que, por meio dele, possam se expressar sem amarras.

Há ainda mais um passo, o que prevê o incentivo de escuta por parte desses jovens para que estejam predispostos a ouvir outros pontos de vista – sobre um mesmo assunto – e respeitá-los.

Claro que a tecnologia também está em pauta. Nem poderia deixar de ser. Em um mundo cada vez mais conectado, Tecnologia e Educação devem andar de mãos dadas.

Dentre os muitos benefícios que este recurso pode trazer estão aulas mais atraentes que podem – efetivamente – fazer com que a aprendizagem ganhe contornos mais motivadores e encantadores.

É isso, em um mundo – inevitavelmente – digital, as tendências de Educação devem ser observadas e, na medida do possível, implementadas.

Todos os envolvidos no processo saem ganhando. Professores conseguem passar seus conteúdos de forma mais fluida e atrativa. E alunos aprendem mais rápido, de forma mais dinâmica e assertiva.


[Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br]




Últimas Notícias

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99