Uai, sô! De Minas vêm, também, belas notícias relativas ao meio ambiente


Quando pensamos em ‘meio ambiente’ e ‘Minas Gerais’ é impossível não sermos remetidos aos acidentes ecossistêmicos ocorridos no estado, primeiro em Mariana (em 5 de novembro de 2015) e depois em Brumadinho (em 25 de janeiro de 2019). 

Pois é, mas da terra que vem sofrendo com seguidos estouros de barragens – que ceifaram vidas e destruíram a capacidade produtiva do solo.

Vem uma notícia que traz alento ao coração: no último dia 11, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) reconheceu o sistema de colheita de flores sempre-vivas, na Serra do Espinhaço, como um "Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial" (SIPAM).

A região em questão é composta por uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico que estende-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do período Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.

A área também é coberta por uma savana, na qual os agricultores locais colhem flores sempre-vivas.

Esse sistema – bastante complexo – é baseado, diz a FAO, em um profundo conhecimento dos ciclos naturais, ecossistemas e da flora originais, bem como de práticas tradicionais transmitidas de geração para geração há mais de um século, o que permite aos habitantes viver em harmonia com o meio ambiente, garantindo sua segurança alimentar e meios de subsistência. 

Significa dizer que, respeitando os ciclos naturais e as práticas tradicionais, os agricultores contribuem para a preservação de culturas e vegetação nativas, permitindo sua regeneração.

Uai, sô! Bom demais saber que de Minas vêm, também, belas notícias relativas ao meio ambiente, não?


[Fonte: G1 // Agro]




Últimas Notícias

Unincor oferece cursos de pós-graduação, à distância, na área de Contabilidade. Conteúdos fundamentais para manter a saúde financeira de empresas!

Postado por:

Todo mundo sabe que – especialmente – em tempos nos quais as finanças das empresas ainda estão restritas (resultado da crise que, muito lentamente, parece ir se afastando), dominar contabilidade é garantia de conquistar um bom posto.


LEIA MAIS

Dia Nacional da Conservação do Solo: cada um de nós pode contribuir para a saúde do chão que nos fornece alimentos

Postado por:

Neste 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, sabia?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99