Quando pensamos em ‘meio ambiente’ e ‘Minas Gerais’ é impossível não sermos remetidos aos acidentes ecossistêmicos ocorridos no estado, primeiro em Mariana (em 5 de novembro de 2015) e depois em Brumadinho (em 25 de janeiro de 2019).
Pois é, mas da terra que vem sofrendo com seguidos estouros de barragens – que ceifaram vidas e destruíram a capacidade produtiva do solo.
Vem uma notícia que traz alento ao coração: no último dia 11, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) reconheceu o sistema de colheita de flores sempre-vivas, na Serra do Espinhaço, como um "Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial" (SIPAM).
A região em questão é composta por uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico que estende-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do período Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.
A área também é coberta por uma savana, na qual os agricultores locais colhem flores sempre-vivas.
Esse sistema – bastante complexo – é baseado, diz a FAO, em um profundo conhecimento dos ciclos naturais, ecossistemas e da flora originais, bem como de práticas tradicionais transmitidas de geração para geração há mais de um século, o que permite aos habitantes viver em harmonia com o meio ambiente, garantindo sua segurança alimentar e meios de subsistência.
Significa dizer que, respeitando os ciclos naturais e as práticas tradicionais, os agricultores contribuem para a preservação de culturas e vegetação nativas, permitindo sua regeneração.
Uai, sô! Bom demais saber que de Minas vêm, também, belas notícias relativas ao meio ambiente, não?
[Fonte: G1 // Agro]
Graduado (a), você tem vontade de adquirir ou aprofundar conhecimento nas técnicas de Marketing?
Já vai muuuitoo longe a época em que as redes sociais eram consideradas só como potenciais ferramentas de distração no ambiente de trabalho.
LEIA MAISHoje, o dia é mais do que especial!
Vamos conversar sobre Gestão de Pessoas?
Nós, da Unincor, temos uma excelente sugestão para que você faça valer muito este segundo semestre de 2021, já com vistas ao pós-pandemia.
Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99