Uai, sô! De Minas vêm, também, belas notícias relativas ao meio ambiente


Quando pensamos em ‘meio ambiente’ e ‘Minas Gerais’ é impossível não sermos remetidos aos acidentes ecossistêmicos ocorridos no estado, primeiro em Mariana (em 5 de novembro de 2015) e depois em Brumadinho (em 25 de janeiro de 2019). 

Pois é, mas da terra que vem sofrendo com seguidos estouros de barragens – que ceifaram vidas e destruíram a capacidade produtiva do solo.

Vem uma notícia que traz alento ao coração: no último dia 11, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) reconheceu o sistema de colheita de flores sempre-vivas, na Serra do Espinhaço, como um "Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial" (SIPAM).

A região em questão é composta por uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico que estende-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do período Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.

A área também é coberta por uma savana, na qual os agricultores locais colhem flores sempre-vivas.

Esse sistema – bastante complexo – é baseado, diz a FAO, em um profundo conhecimento dos ciclos naturais, ecossistemas e da flora originais, bem como de práticas tradicionais transmitidas de geração para geração há mais de um século, o que permite aos habitantes viver em harmonia com o meio ambiente, garantindo sua segurança alimentar e meios de subsistência. 

Significa dizer que, respeitando os ciclos naturais e as práticas tradicionais, os agricultores contribuem para a preservação de culturas e vegetação nativas, permitindo sua regeneração.

Uai, sô! Bom demais saber que de Minas vêm, também, belas notícias relativas ao meio ambiente, não?


[Fonte: G1 // Agro]




Últimas Notícias

Atividade física regular é excelente para a saúde do coração!

Postado por:

Se você pensa que – para diminuir o risco de doenças cardíacas e melhorar a resistência, força e flexibilidade – é preciso ser atleta de ponta, enganou-se completamente.

LEIA MAIS

Universidade Vale do Rio Verde oferece curso de pós, à distância, em “Gestão e Licenciamento Ambiental”

Postado por:

Bem sabemos que é grande a preocupação – nos dias atuais – com os impactos das empresas no meio ambiente. Também é de amplo conhecimento que as leis ambientais estão cada vez mais rígidas e que, por conta disso, a inquietação da sociedade vem crescendo no que tange à responsabilidade ambiental.


LEIA MAIS

Universidade Vale do Rio Verde oferece curso de pós, à distância, em “Gerenciamento Ágil de Projetos”. Ótima chance de estimular a sensibilidade relativa à experiência do cliente

Postado por:

Não é novidade para ninguém que a economia brasileira anda “mal das pernas”. Neste contexto, garantir produtividade e atender necessidades reais em associação com a redução de desperdício é “música para os ouvidos” do mercado.

LEIA MAIS

Praticar atividade física desde cedo é fundamental para a saúde das crianças

Postado por:

Você já ouviu falar que sessenta minutos de exercícios diários, de moderados a intensos, é o mínimo que as crianças (de 5 a 17 anos) precisam – segundo a Organização Mundial da Saúde – para que possam melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer ossos e músculos e combater a obesidade, certo?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99