Ministério da Educação adapta norma que antecipa formaturas nas áreas da Saúde


Como medida de reforço para a administração da crise provocada pelo novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) flexibilizou as regras de antecipação da formatura de estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da rede federal de ensino.

A pasta também retirou a necessidade de que os formados em questão atuem "exclusivamente" no combate à pandemia da Covid-19.

A portaria – publicada no último dia 13 – revoga a anterior (datada de 3 de abril), que informava a autorização para antecipação da formatura para as referidas áreas, desde que cumprida 75% da carga horária prevista para o internato médico ou estágio supervisionado.

No novo documento, o texto exclui os trechos que validavam a carga horária como estágio obrigatório, a emissão de certificado de participação (com a inscrição das horas praticadas) e a bonificação de 10% na nota final de processo de seleção em residência médica para quem atuasse no combate à pandemia.

Segundo o MEC, as alterações conferem "maior liberdade de escolha" visto que desvinculam a antecipação da formatura da ação "exclusiva" no combate ao surto mundial.

A modificação foi feita em parceria com o Ministério da Saúde

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Sérgio Henrique S. Santos, “a simplificação da portaria vai facilitar o entendimento dos estudantes bem como a implementação das mudanças por parte das instituições de ensino”.

O texto não inclui a rede privada.

A despeito da alteração nas regras, estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que desejem atuar no combate ao coronavírus podem se inscrever no endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/.

 

[Fonte: G1 // Educação] 




Últimas Notícias

ENTENDENDO A LEVE ALTA NA PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE MARÇO E SUAS IMPLICAÇÕES

Postado por:

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou um aumento modesto de 0,36%, com destaque para o setor de Alimentação e Bebidas, que registrou um crescimento de 0,91% nos preço

LEIA MAIS

LEI DE IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS APÓS UM ANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Postado por:

Um ano após a implementação da Lei nº 14.611, que visa enfrentar a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, o país analisa os primeiros resultados.

LEIA MAIS

ALARMANTE CRESCIMENTO DA OBESIDADE: UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

Postado por:

A obesidade, uma das mais graves crises de saúde pública do século XXI, continua a crescer em uma taxa alarmante ao redor do mundo, afetando tanto adultos quanto crianças. Este aumento não apenas representa um desafio significativo para os sistemas de LEIA MAIS

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2024

Postado por:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou mais cedo, com o intuito de combater a circulação antecipada dos vírus respiratórios, incluindo o I

LEIA MAIS

CELEBRE E REFLITA: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Postado por:

No dia 22 de março, o mundo inteiro se une para celebrar um dos recursos mais preciosos da Terra: a água. Mas, mais do que uma celebração, este dia é um convite à reflexão e à ação. Afinal, sem água, não

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99