Hoje é um dia muito especial, todos nós devemos render efusivas homenagens àqueles que se encontram na chamada linha de frente, tratando dos pacientes da Covid-19.
É que neste 27 de maio celebramos o Dia do Serviço de Saúde.
A data foi escolhida para homenagear o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, militar, médico, professor, escritor, naturalista, geógrafo, historiador e político, nascido na data, em 1836.
João Severiano ingressou na Faculdade de Medicina da Corte em 1853 e, ainda estudante, ganhou projeção – por conta de altruísmo, iniciativa e espírito humanitário – ao atuar durante a epidemia de cólera ocorrida no Rio de Janeiro em 1855.
Diplomou-se em 1860 e, em janeiro de 1862, passou a integrar o Corpo de Saúde na condição de 2° cirurgião tenente.
Em abril de 1880, uniu-se à Academia Imperial de Medicina na condição de membro efetivo e tornou-se o primeiro médico militar agraciado com tal honraria. Em outubro do mesmo ano, tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Serviu no Hospital Militar do Andaraí e chefiou a enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha, sempre com extrema dedicação e elevada competência. No posto de major, tornou-se o primeiro diretor do Hospital de Guarnição da Corte, atual Hospital Central do Exército.
Morreu em 7 de novembro de 1897, no pleno exercício de suas funções e, em 1940, como forma de reconhecimento a todos os seus valorosos trabalhos, tornou-se Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.
Agora que já contamos um pouco da história da data celebrada hoje em nosso calendário deixamos aqui nossos aplausos – e mais profundos agradecimentos – para todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde.
[Fonte: www.eb.mil.br]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99