Em tempos de pandemia e de isolamento forçado, não faltou quem – por precaução – deixasse de lado os exames de rotina.
É, mas, agora que há, efetivamente, vacina no horizonte é preciso retomar o hábito. É bom ter, sempre, bem claro, que ter a saúde – com se diz – “em dia” depende, exclusivamente, de atenção e prevenção.
Por isso, é preciso lançar mão de alimentação adequada, fazer atividade física regular, cultivar hábitos saudáveis e – fundamental – fazer os exames de rotina.
E quais são eles?
Bem, os exames mais comuns integrantes do check-up são: mamografia, papanicolau, antígeno prostático específico / PSA (usado para o diagnóstico do câncer de próstata), colesterol e triglicerídeos, eletrocardiograma, índice glicêmico, fezes e urina e hemograma.
Além desses, o (a) médico (a) ainda pode pedir – de acordo com a necessidade do (a) paciente – densitometria óssea, ureia e creatinina.
Em geral, a recomendação é a de que um adulto saudável faça seus exames de rotina a cada dois anos. Já quem tem fatores de risco (fumantes, obesos ou sedentários, por exemplo) deve fazer todo ano. E pessoas com doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – precisam de um checkup a cada seis meses.
O fundamental é procurar um (a) profissional regularmente para fazer check-up. A saúde agradece!
[Fonte: www.hipolabor.com.br]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99