Saiba mais sobre o CREF e o CONFEF


Profissional de Educação Física, que atua na área esportiva como treinador (a) de equipe, professor (a), entre outros, o que você tem a dizer sobre o CREF e o CONFEF?

Ambos, como você sabe, são órgãos que – por meio de leis e regulamentações – asseguram direitos para profissionais atuantes na área e seus clientes.

O CONFEF é o “Conselho Federal de Educação Física”, órgão responsável pela regulamentação do trabalho dentro da área de Educação Física no Brasil. É o responsável por determinar as normas que devem ser seguidas pelos profissionais da área ao longo de suas carreiras.

Já o CREF é a abreviação de “Conselho Regional de Educação Física”. Trata-se de uma autarquia – ou seja, empresa pública com capital privado – que lida com o registro e regulamentação de todos os profissionais de Educação Física que trabalham oficialmente em diversas partes do Brasil.

Você já deve saber disso, mas vamos reforçar que todos que se formam na área de Educação Física precisam de um registro no CREF local para poder atuar legalmente como profissionais. Cada região tem um CREF próprio e todos eles são subordinados ao CONFEF. Assim, o Conselho Federal passa ordens e alterações de normas para os Conselhos Regionais, que ficam incumbidos de aplicá-las.

Dentre os inúmeros benefícios que a existência do CREF e do CONFEF traz para os profissionais está a garantia dos direitos aos quais estes têm acesso. Isso inclui, em termos gerais, jornada de trabalho e adicional por insalubridade e, de forma mais específica, o piso salarial da categoria e funções que podem (ou não) serem exigidas de indivíduos com essa formação. 

Isso protege o (a) profissional de diversas situações difíceis, especialmente nas relações de trabalho com clientes e/ou empresas.

Já no que tange aos clientes em atividades esportivas, CREF e CONFEF atuam – efetivamente – na elaboração, na atualização e no cumprimento das normas estabelecidas pelo Código de Ética da área. Atuam ainda para evitar que os profissionais infrinjam tais regras, o que faz com que clientes que buscam esse tipo de serviço também fiquem protegidos e possam fazer denúncias em caso de infração.


[Fonte: listenx.com.br]




Últimas Notícias

Direito em transformação: workshop mostra como usar IA na advocacia

Postado por:

A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.

LEIA MAIS

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99